Toyota apresenta SUV elétrico bZ4X

Toyota bZ4X

Disponível em versões 4×2 e 4×4, o modelo com 4,60 metros de comprimento promete mais de 450 km de autonomia.

A Toyota apresentou oficialmente o seu primeiro carro elétrico: o bZ4X. O SUV será apresentado mais em pormenor na Europa a 2 de dezembro, altura em que serão abertas as encomendas. As primeiras unidades têm chegada prevista para o primeiro trimestre de 2022.

Desenvolvido em conjunto com a Subaru, o bZ4X evoluiu com base na plataforma e-TNGA, específica para modelos elétricos. Esta estrutura, que será utilizada também em vários modelos da Lexus, permite colocar a bateria no piso do carro integrada como parte do chassis. Isso possibilita um centro de gravidade mais baixo, além de beneficiar o equilíbrio de pesos, rigidez torcional e aderência à estrada. A bateria arrefecida a água (uma novidade em modelos da Toyota) pode carregar a um máximo de 150 kW, que permite obter 80% da capacidade em cerca de meia hora. Em opção, a marca japonesa oferece um tejadilho com painel solar, que possibilita gerar 1800 km de energia durante um ano. O SUV estará disponível em versões de tração dianteira e integral. A nova arquitetura tem uma direção “steer-by-wire”, na qual não existe uma ligação física entre o volante e as rodas da frente – uma solução que permite ter mais espaço para as pernas. A nova base integra ainda a terceira geração do sistema Toyota Safety Sense, com novas funções e que possibilita efetuar atualizações “over the air”. Com 4,60 metros de comprimento, o bZ4X é um modelo de dimensões similares às do RAV4. Com capacidade para cinco ocupantes, é 85 mm mais baixo, com uma linha de capot 50 mm inferior, mas tem uma distância entre eixos 160 mm maior, cifrando-se agora nos 2,85 m. Uma vez que é um modelo elétrico desenvolvido de raiz, o bZ4X oferece mais espaço interior. A bagageira tem 452 litros de capacidade, quer no 4×2 quer no 4×4. Mais tarde, em alternativa ao volante convencional será lançado um volante cortado chamado One Motion Grip, cuja viragem total é possível com apenas 150 graus.

No que diz respeito aos motores, o bZ4X (com o “bZ” a ser acrónimo para “beyond Zero”, o “4” a referir-se ao segmento e o “X” ao facto de ser um SUV) tem uma versão base com apenas um motor dianteiro de 150 kW/204 cv e 265 Nm, que anuncia 0-100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Na versão 4×4, recorre a uma dupla de motores de 80 kW/109 cv (um por eixo), para uma potência conjunta que sobe para 160 kW/218 cv e 336 Nm. Esta versão anuncia 0-100 km/h em 7,7 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Com o XMode, esta versão AWD permite adequar o comportamento às condições da estrada, sendo possível optar entre os modos neve/lama, neve profunda e lama (abaixo de 20 km/h) e Grip Control para fora de estrada mais exigente (abaixo de 10 km/h). A bateria é de iões de lítio e tem 71,4 kWh de capacidade, garantindo um alcance máximo superior a 450 km (WLTP). Em opção existe a tecnologia “one pedal”, que ajuda a aumentar a regeneração da energia.

Deixe uma resposta

*