Subaru apresenta SUV elétrico Solterra

Subaru Solterra

“Irmão” do Toyota bZ4X chegará à Europa na segunda metade do próximo ano.

A Subaru revelou o Solterra, o seu primeiro modelo elétrico de produção em série, a poucos dias da sua apresentação ao público no Salão de Los Angeles (nos EUA). Este SUV 100% elétrico desenvolvido em parceria com a Toyota promete uma boa capacidade para todo o terreno, graças a uma função X-Mode e ao novo Grip Control.

O Solterra tem lançamento previsto em alguns países europeus – Portugal não deverá estar abrangido por falta de importador ou representação oficial – a partir da segunda metade do próximo ano. O SUV elétrico foi desenvolvido com base na plataforma e-Subaru Global Platform (que no caso do “irmão” bZ4X recebe o nome e-TNGA), específica para modelos elétricos. O Solterra tem dimensões similares às do Forester, com 4690 mm de comprimento, 1860 mm de largura e 1650 mm de altura, além de 2850 mm de distância entre eixos. O novo Subaru distingue-se visualmente do Toyota equivalente pelo formato da grelha (fechada), da assinatura luminosa à frente e atrás e dos para-choques. O interior é moderno e conta com um ecrã de grandes dimensões para o sistema de infotainment, distinguindo-se apenas em algumas decorações.

Tal como sucede com o bZ4X, o Solterra está disponível em duas versões. Uma tem tração dianteira com 204 cv e 265 Nm, a fazer 0-100 km/h em 8,4 segundos. A essa junta-se uma 4×4 com um motor por eixo com 218 cv e 336 Nm, que é capaz de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. Ambas dispõem de uma bateria de 71,4 kWh de iões de lítio a proporcionar 530 e 460 km de alcance, respetivamente. A versão 4×2 pesa 1930 kg e a 4×4 cerca de 2020 kg.

Deixe um comentário

*