Porsche revela Cayman de estrada mais “extremo” de sempre

Porsche 718 Cayman GT4 RS

Primeiro GT4 RS vem equipado com um motor de seis cilindros 4.0 atmosférico com 500 cv.

A Porsche apresentou o 718 Cayman GT4 RS, uma nova versão de topo que fará a sua estreia mundial no Salão de Los Angeles, nos EUA. Já está disponível para encomenda a partir de 197.143 euros, com as primeiras entregas previstas para dezembro. O primeiro 718 a receber a designação RS posiciona-se acima do Cayman GT4 de 420 cv (430 cv com caixa PDK). Apesar de utilizar o mesmo motor boxer de seis cilindros 4.0 naturalmente aspirado a subir aos 500 cv e 450 Nm (mais 80 cv e 20 Nm), acoplado em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem PDK de sete velocidades. Nesta versão RS, o motor posicionado atrás dos bancos da frente consegue atingir 9000 rpm e anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos (0,5 seg. mais lento que o GT4 normal) e uma velocidade máxima de 315 km/h (mais 13 km/h).

Visualmente, o 718 Cayman GT4 distingue-se pelos vidros laterais mais pequenos, entradas de ar adicionais, com capot ventilado, e detalhes aerodinâmicos específicos, especialmente nos cantos dos para-choques da frente, que são maiores, e um lábio dianteiro ajustável que permite rebaixar o carro em 30 mm. O spoiler traseiro, similar à do 911 RSR GT de competição, permite extrair até mais 25% de “downforce” face ao GT4. A juntar a isso, o RS (acrónimo de Rennsport) tem amortecedores, molas e barras estabilizadoras modificadas. A Porsche acrescenta que a afinação do chassis é mais rígida face à do GT4. Este RS carateriza-se ainda pela redução de peso, 35 kg mais leve que o GT4, deve-se à utilização de componentes em plástico reforçado a fibra de carbono, nomeadamente o capot e para-lamas. A marca alemã incluiu ainda tapetes mais leves e poupou no material de insonorização. O vidro traseiro é também mais leve, os painéis das portas possuem tiras em tecido e existem redes na bagageira em vez de compartimentos de arrumação.

Estas evoluções permitiram que o 718 Cayman GT4 cumprisse uma volta ao circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos 4,51 segundos, com o piloto de desenvolvimento Jörg Bergmeister ao volante (23,6 seg. mais rápido que o GT4) – ver vídeo em baixo. Entre os opcionais do pack Weissach constam ponteiras de escape em titânio, arco de segurança em titânio e peças adicionais em fibra de carbono. Este pack inclui ainda jantes específicas de 20 polegadas em magnésio ou alumínio. A acompanhar o RS foi mostrada a versão 718 Cayman GT4 RS Clubsport, exclusiva para pista, que correrá em 2022.

Deixe um comentário

*