Italianos avivam espírito do Lancia Delta de ralis do grupo B

AutomobiliAmos Delta Safarista

“Restomod” Safarista criado pela AutomobiliAmos tem por base um Integrale 16V.

Há alguns anos, a AutomobiliAmos criou o “restomod” Lancia Delta Integrale Futurista. Agora, o carroçador italiano repetiu a receita numa recriação feita a pensar em competições “off-road”, ao melhor estilo dos lendários modelos de ralis do Grupo B. É o mesmo que dizer que este Lancia Delta Safarista, que é feito com base num Integrale 16V, está preparado tanto para a areia como para a neve. Para o efeito, este modelo “rally ready” recebeu uma carroçaria totalmente nova, na qual as duas portas traseiras foram removidas, e arcos das rodas mais pronunciados. A isso junta para-choques estilo “safari” e um spoiler traseiro, além de proteções inferiores na carroçaria e para-lamas. Tal como sucedeu no Futurista, o Safarista recebeu vários elementos em fibra de carbono, o que permite reduzir significativamente o peso para um valor abaixo dos 1250 kg do carro de estrada.

O interior foi “despido” o mais possível para poupar na balança, deixando apenas duas bacquets, cintos de segurança com 4 ou 5 apoios, um depósito de competição, um extintor, um arco de segurança, um travão hidráulico, um ecrã inspirado na competição na coluna de direção e pedais de competição. Os detalhes técnicos deste carro não foram revelados, mas espera-se que este Safarista disponha de uma versão atualizada do motor construído pela Autotecnica Motori, o especialista italiano que fez o bloco 2.0 turbo a gasolina com 330 cv que anima o Futurista. A acompanhar estará uma caixa sequência e uma suspensão ajustável inspirados na competição, além de travões melhorados com discos em aço, de um novo sistema de arrefecimento, um chassis reforçado e diferenciais.

O Safarista será construído pela Podium Advanced Technolgies, que produz os modelos de resistência da Scuderia Cameron Glickenhaus. O preço desta conversão num Delta Safarista, que será limitado a 10 unidades, arranca nos 570 mil euros antes de impostos. As entregas estão previstas para o início de 2023.

Deixe um comentário

*