Peugeot 605 Presence é o irmão maior e mais luxuoso do 508

Peugeot 605 Presence Concept

Protótipo elétrico imaginado por um designer aponta para um novo topo de gama.

A Peugeot tem atualmente como referência da sua gama a berlina 508, mas o designer independente Carlos Muñoz Mardones propõe um novo carro. O que se vê nas imagens são imagens geradas por computador do 605 Presence Concept, um modelo inspirado no 605 (uma berlina que comercializada entre 1989 e 1999), com alguns elementos de propostas presentes na gama atual da marca francesa e o protótipo e-Legend.

No fundo, estamos perante uma proposta de maiores dimensões e mais luxuosa que o 508. Esteticamente, destaque para as câmaras em substituição dos espelhos retrovisores, mas também para a ausência dos pilares B e de puxadores tradicionais nas portas (que, ao que parece, abrem de forma automática). De perfil, realce ainda para as jantes aerodinâmicas. Além disso, o teto panorâmico em vidro de grandes dimensões permite muita luminosidade no interior. O designer não se esqueceu do novo logótipo da marca do leão nem dos faróis com assinatura em forma de garra. Por dentro, o ambiente é futurista e não quaisquer botões físicos. Os comandos são feitos por voz. O aspeto minimalista e o formato do volante remetem para o protótipo e-Legend de 2018 e o sistema de infotainment é holográfico e projetado por cima do tablier. Já o sistema de navegação e outra informação importante são projetadas no head-up display. O sistema multimédia é projetado nos painéis das portas.

O designer chileno (atualmente a residir em Milão, Itália) quis estar um passo mais à frente do que a marca de Sochaux – que já se comprometeu em transitar para a eletrificação total da sua gama em 2030 – e fez do 605 Presence um carro 100% elétrico. Este concept de uma berlina premium vem para o efeito equipado com dois motores (um por eixo), o que lhe confere tração integral, e uma bateria de 100 kWh de capacidade.

Deixe um comentário

*