Cadillac Innerspace é um coupé autónomo do futuro

Cadillac InterSpace Concept

Protótipo luxuoso e elegante foi apresentado no CES.

Com o estatuto de marca de luxo no grupo General Motors, a Cadillac também aproveitou a feira tecnológica CES para apresentar o protótipo Innerspace que aponta para um futuro orientado para a condução autónoma.

O modelo assumidamente futurista e tecnológico vai buscar o tradicional formato coupé, embora com algumas nuances importantes. Trata-se de um modelo de dois lugares totalmente autónomo cujo objetivo principal é mimar os ocupantes. Segundo a marca, este conceito de “luxo pessoal” pretende recuperar o conceito do Cadillac Eldorado. O Innerspace traz um para-brisas curto e muito inclinado que tem continuidade no vidro traseiro, com um teto panorâmico em vidro pelo meio. A dianteira possui uma grelha iluminada ladeada por faróis verticais. A secção traseira é mais alongada e um pouco mais extravagante. Destaque também para os espelhos retrovisores digitais e jantes sobredimensionadas que “calçam” uns pneus especiais da Goodyear que usam óleo de soja e sílica à base de casca de arroz em vez de óleo à base de petróleo como ingrediente principal. Estes também possuem as tecnologias SoundComfort e SightLine que permitem recolher informações importantes nomeadamente a pressão, temperatura, carga e outros fatores de desempenho do pneu.

Num interior onde os ocupantes fazem tudo menos… conduzir, pois é um espaço onde não há volante, pedais ou qualquer botão físico. Existem sim uns bancos tipo “lounge” (com descansos para os pés acionáveis eletricamente) que giram na direção das portas assim que estas são abertas. A isso junta-se um ecrã panorâmico SMD LED a projetar o sistema de infotainment com realidade aumentada e funções de bem-estar. É também possível ver ecrãs nas portas e um compartimento onde se podem arrumar almofadas, cobertores e chinelos, por exemplo. O protótipo tem ainda uma bagageira de luxo, encostos de cabeça flutuantes e luz ambiente.

A marca norte-americana não avançou com as especificações deste Innerspace, embora refira que conta com uma bateria Ultium que possibilita dividir as células de bateria através do carro de modo a maximizar o espaço a bordo. A Cadillac adiantou ainda que em breve apresentará outro concept chamado Openspace que parece também ser autónomo e com um interior estilo quarto de hotel.

Deixe um comentário

*