Hyundai revela primeiro carro de ralis da era híbrida

Hyundai WRC 2022

Novo i20 N Rally1 WRC fará a sua estreia no Rali de Monte Carlo na próxima semana.

A temporada de 2022 marcará a estreia dos novos Rally1, os primeiros modelos híbridos da história do Campeonato do Mundo de Ralis. A Hyundai foi a primeira mostrar o aspeto final do novo i20 N Rally1 WRC.

Nesta nona temporada na competição, os pilotos da equipa sul-coreana serão Ott Tanak (campeão em 2019) e Thierry Neuville, que terão a companhia de Dani Sordo e Oliver Solberg que dividirão os comandos de um terceiro carro. Debaixo do capot continuará um motor 1.6 turbo de 380 cv a operar a biocombustível, embora este ano coadjuvado por um motor elétrico de 100 kW/134 cv e por uma bateria de 3,9 kWh – que permitirá uma nova função “hybrid boost” (um “overboost” com um máximo de 10 segundos de duração), uma autonomia em modo elétrico para 20 km (útil para fazer troços de ligação ou para circular na área técnica) e que obrigará a uma utilização ajuizada da regeneração de energia. O conjunto híbrido de tração integral acrescenta mais 87 kg ao carro. Mais potência (um total de 514 cv) e menos “downforce” é o lema desta nova era de carros híbridos plug-in do mundial de ralis.

O i20 N Rally1 fará a sua estreia oficial no Rali de Monte Carlo a 20 de janeiro. Mas a 15 de janeiro, já no próximo fim de semana, haverá uma pré-apresentação de todas as equipas em Salzburgo (na Áustria). A nova temporada será composta por 13 corridas, tendo o Rali de Portugal programado para 19-22 de maio.

Deixe um comentário

*