Ford Bronco Raptor tem mais de 400 cv

Ford Bronco Raptor

Versão do SUV com cunho Ford Performance beneficia de uma suspensão inspirada na competição.

A Ford apresentou a versão Raptor do novo Bronco. O novo modelo estará disponível nesta fase apenas no formato de quatro portas. As encomendas abrirão em março e as entregas arrancarão no verão. Além de mais potente do que a versão convencional do SUV (que não se vende na Europa), esta derivação com carimbo da divisão desportiva Ford Performance é ainda mais G.O.A.T. (Goes Over Any Type of Terrain), acrónimo que significa “não se nega a nenhum tipo de terreno”. Contrariamente ao que se supunha, este Bronco Raptor não herda o motor V6 3.5 biturbo Ecoboost de 450 cv da F-150 Raptor. Em vez disso, a marca da Oval Azul optou pelo bloco V6 3.0 biturbo Ecoboost utilizado no Explorer ST, com um débito de potência “superior a 400 cv”. O motor, especialmente afinado para este modelo (com um sistema de indução com melhor capacidade de arrefecimento e um sistema de escape com vários modos), vem acoplado a uma caixa automática de dez velocidades SelectShift com patilhas no volante.

No que diz respeito às alterações ao nível do chassis, este Raptor promete elevar o Bronco a outro patamar ao nível das competências “off-road” – graças aos muitos ensinamentos recolhidos na competição. Além das vias mais largas, o SUV “desportivo” de quatro portas encaixa novos braços de suspensão à frente e atrás, além de amortecedores Fox 3.1 Internal Bypass Semi-Active com tecnologia Live Valve (herdados da F-150 Raptor). Esta suspensão permite um curso até 325 mm na dianteira (mais 60% face ao modelo de fábrica) e 350 mm na traseira (mais 40%). O ângulo de aproximação aumentou para 47,2 graus, o de saída para 40,5 graus e o ângulo ventral para 30,8 graus. O SUV inclui ainda proteções inferiores na carroçaria que vão do para-choques dianteiro até à caixa de redutoras. A via dianteira foi aumentada em 210 mm e a traseira em 10 mm. Já a altura ao solo cresceu 12 mm para um total de 333 mm. Especialmente concebidos para deambular pelo deserto a alta velocidades surgem os pneus de todo o terreno BFGoodrich de 17 polegadas KO2 de medida 37×12.50R17LT – os maiores encaixados num modelo de produção nos EUA. O eixo traseiro foi substituído por um Dana 50 Heavy-Duty AdvanTEK (igual ao do modelo de competição Bronco DR) e o eixo dianteiro Dana 44 AdvanTEK conta com semi-eixos atualizados de modo a suportar a maior velocidade e binário deste Raptor. Para manter a estabilidade a alta velocidade existe uma estrutura de aço de alta resistência, a que se juntam reforços nos pilares B e C de modo a fortalecer a parte superior da carroçaria. A Ford diz que a rigidez torcional desta versão é 50% superior à do modelo convencional. Nota ainda para o novo modo “Baja” calibrado para maximizar a resposta do turbo em situações de condução a alta velocidade no deserto.

A acompanhar esta performance surge um kit estético à altura com faróis e farolins traseiros redesenhados, arcos das rodas mais pronunciados Built Wild feitos em material compósito (que resultam em mais 250 mm de largura face ao modelo base), novas entradas de ar no capot e extratores de calor para os travões. Realce também para a proteção específica no para-choques que inclui uma bola de reboque e parafusos com sistema de remoção facilitada. Por dentro, destaque para o novo painel de instrumentos Performance View, volante específico com patilhas e comandos específicos Raptor. Adiciona igualmente bancos desportivos com apoio lombar adicional e apontamentos em cor de laranja, tonalidade também aplicada no comando rotativo, saídas de ventilação, rede no forro das portas e pespontos no volante (que contempla um logo Raptor). Por fim, o Bronco Raptor traz de série o sistema de infotainment Sync 4 com ecrã tátil de 12 polegadas, sistema de som B&O de 10 altifalantes e cruise control adaptativo.

https://www.youtube.com/watch?v=sGRuIOp4jUc

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