Ford Focus WRC de Colin McRae vai a leilão

Ford Focus WRC de Colin McRae

Estima-se que o modelo de ralis de 2001, entretanto restaurado após um histórico acidente, possa ser arrematado por 420 mil euros.

A famoso Ford Focus WRC que o lendário piloto Colin McRae capotou enquanto liderava o Rali da Grã-Bretanha, o último da temporada de 2001 – acidente que lhe valeu o título mundial desse ano –, será leiloado no Reino Unido em março.

O “Escocês Voador”, como era conhecido, falecido em 2007 vítima de um acidente de helicóptero, assinou pela Ford em 1999, após cinco anos de sucesso ao serviço da Subaru, equipa com a qual chegou a ser campeão do mundo em 1995 (o seu único título na competição) e alcançou um terceiro lugar e dois segundos lugares. Quando ingressou na Ford, McRae tornou-se no piloto mais bem-pago da altura. Apesar de não ter conseguido lutar pelo título em 1999 e 2000, o piloto britânico esteve muito perto de o fazer em 2001, numa luta taco a taco com Richard Burns da Subaru – que acabou por levar a melhor após o aparatoso acidente de McRae que numa curva à direita que parecia simples não conseguiu evitar um buraco quando seguia a 210 km/h em quinta.

Este Focus destruído (registado Y4 FMC) foi reconstruído nas instalações da equipa M-Sport, tendo chegado a ser utilizado nalgumas provas na temporada seguinte, antes de passar para as mãos de pilotos privados.

Este exemplar foi agora redecorado com as cores originais da Martini e com a especificação utilizada em 2001 ao nível da caixa sequencial de seis velocidades, tração integral, suspensão e travões. O carro vem também acompanhado de papelada que confirma o seu historial, onde se inclui o Passport Technique da FIA, os documentos da homologação e informação detalhada do “set-up” efetuado pela M-Sport.

O Focus WRC vinha equipado com um motor 2.0 Zetec turbo de 300 cv e com um conjunto de diferenciais controlado eletronicamente. A isso acrescentava o capot, um aileron traseiro e para-choques específicos, embora mantivesse algumas semelhanças com o Focus de produção. O carro teve uma estreia auspiciosa no Rali da Acrópole em 2001 com uma vitória incontestada.

O carro será leiloado entre 5 e 6 de março pela mão da Silverstone Auctions. Estima-se que possa vir a ser arrematado entre 360 e 420 mil euros.

Deixe uma resposta

*