Colin McRae foi campeão mundial há 25 anos

Colin McRae

O escocês permanece na história como o campeão mundial de ralis mais jovem de sempre.

Há 25 anos, um piloto escocês reconhecido pela sua extraordinária condução tornar-se-ia o mais jovem campeão mundial de ralis de sempre. O seu nome era Colin McRae. Nascido a 5 de agosto de 1968 em Lanark, na Escócia, desde cedo revelou um talento natural para o desporto automóvel que o fez assinar um contrato profissional pela Prodrive em 1991. Curiosamente, seria ao volante de um Subaru Impreza preparado pela equipa britânica que conquistaria o seu primeiro e único título de campeão do mundo de ralis em 1995.

A temporada composta por oito provas não começou da melhor forma para Colin McRae que abandonou no Rali de Monte Carlo devido a um acidente e desistiu no Rali da Suécia com problemas no motor. No Rali de Portugal, a ronda seguinte, conseguiria alcançar um 3º lugar, seguido de uma 5ª posição no Rali de França. Feitas as contas a meio do campeonato, McRae havia acumulado somente 20 pontos enquanto o seu colega de equipa, Carlos Sainz, liderava com 50 pontos totalizados… Contudo, a persistência do piloto escocês daria frutos no Rali da Nova Zelândia (1º lugar) e no Rali da Austrália (2º lugar), nos quais Sainz não pontou. A disputa pelo título assumiria contornos inimagináveis no Rali de Espanha, no qual McRae receberia ordens para abrandar e deixar Sainz ficar com a vitória. Apesar de vencer o rali com 8 segundos de avanço sobre o espanhol, o escocês seria penalizado por uma ação propositada e terminaria em 2º lugar. O título seria decidido no Rali da Grã-Bretanha. Imbuído do seu característico espirito combativo, apesar de um furo e um pequeno acidente que o atrasou, McRae conseguiria vencer a última prova do campeonato com 36 segundos de vantagem sobre Sainz. Com 27 anos e 109 dias de idade, escreveria o seu nome na história como o mais jovem campeão mundial de ralis de sempre, recorde que ainda hoje é preservado.

Lamentavelmente, não conseguiria voltar a alcançar o tão almejado título, mesmo após passagens pela Ford e Citroën. Em 2007 seria vítima de um acidente de helicóptero que sacrificaria a sua vida, juntamente com a do seu filho e dois amigos da família. McRae permanecerá para sempre na memória de todos aqueles que o viram conduzir como se fosse a sua última corrida: “if in doubt, flat out”.

Deixe um comentário

*