Volkswagen ID Buzz é oficial

VW ID Buzz

Nova “Pão de Forma” é elétrica chega no outono com versões de passageiros e comercial.

A Volkswagen revelou o ID Buzz, um monovolume elétrico que estará disponível a partir do próximo outono com versões de passageiros e comercial. Mais tarde serão ainda propostas versões 4×4.

O ID Buzz materializa um conceito que começou a ser explorado no Microbus Concept em 2001, que teve continuidade no Bulli Concept de 2011 e especialmente no ID Buzz Concept de 2017. Na verdade, o novo modelo da família de elétricos ID recupera o espírito da “Pão de Forma” original (T1), lançado em meados do século passado. Este modelo possui alguns elementos estéticos revivalistas (especialmente visíveis na versão bicolor), com um nariz a direito e vidros laterias dianteiros de formato similar aos do icónico modelo da VW. O Buzz evolui a partir da plataforma MEB, tal como os restantes membros da família de elétricos ID. Assumindo um formato de monovolume, este ID tem um motor de colocação traseira e é proposto na fase inicial com apenas com uma versão de tração atrás.

Por dentro, existe uma visibilidade muito boa, muito espaço e um tablier desenho de forma muito aproximada da dupla ID.3/4. A principal diferença é o comando da caixa na coluna de direção. Para o efeito foram utilizados materiais reciclados (algo que em breve será também adotado na restante gama ID). A versão de passageiros é proposta inicialmente com cinco lugares, oferecendo 1121 litros de espaço na bagageira (ou 2205 litros com a fila posterior rebatida). Já a versão comercial Cargo disponibiliza 3.9 metros cúbicos de espaço e pode arrumar duas Euro paletes. Para transportar objetos mais compridos é aconselhável uma versão equipada com calhas. Existe ainda a opção de duas portas laterais de correr, cujo acionamento pode ser elétrico.

No início, o ID Buzz chega com 105 kW/204 cv e 310 Nm com bateria de 82 kWh a providenciar até 420 km de autonomia. O carregamento rápido a 170 kW permite encher de 5 a 80% da bateria em menos de meia hora. A velocidade máxima é limitada a 145 km/h. A VW diz que mais tarde chegarão baterias diferentes (uma mais pequena e uma maior que a atual). A versão de passageiros contará em 2023 com uma versão longa que pode ter configuração de seis ou sete lugares. Confirmadas estão ainda uma versão mais “aventureira” com dois motores (um por eixo, a proporcionar tração integral) e uma versão mais “campista” California.

Deixe um comentário

*