Lotus estreia SUV Eletre com 600 cv

Lotus Eletre

Modelo elétrico anuncia 0-100 km/h em menos de 3 segundos.

A Lotus apresentou o primeiro SUV da sua história, o Eletre. Tal como o nome indica é um modelo 100% elétrico. Esta proposta, que evolui a partir da plataforma modular Electric Premium Architecture, conta com 600 cv/447 kW debitados de uma dupla de motores (um por eixo, o que lhe confere tração integral). Na tradição dos modelos desportivos da marca de Hethel, este crossover anuncia 0-100 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima de 260 km/h. A Lotus (conhecida pelos seus modelos “lightweight”), para já, não desvenda o peso do Eletre.

A marca britânica adianta que o Eletre terá uma bateria com mais 100 kWh de capacidade, o que possibilitará um alcance máximo a rondar os 600 km (WLTP). Este crossover desportivo carregará até 350 kW, o que permitirá obter o equivalente a 400 km de alcance em 20 minutos. O Eletre vem equipado com uma suspensão ativa de ajustamento pneumático, quatro rodas direcionais e barras antiaproximação ativas.

Esteticamente, o Eletre segue as mesmas linhas do Emira, sobretudo na secção dianteira em preto e com faróis bipartidos. A grelha é ativa para favorecer o comportamento aerodinâmico, contando com peças de formato triangular que permitem arrefecer o motor, as baterias e os travões. Em termos de tecnologia destaque para os sensores LiDAR escamoteáveis (dois no tejadilho – um por cima do para-brisas e outro por cima do vidro traseiro -, a que se junta um de cada lado da carroçaria, perto do vão dianteiro). Existem ainda câmaras em substituição dos espelhos retrovisores. É também possível efetuar atualizações “over the air”.

Por dentro, em vez de um painel de instrumentos tradicional, está uma tira com menos de 30 mm de altura. Esta solução, que é replicada do lado do passageiro da frente, permite selecionar pontos de interesse ou uma música. Ao centro está um tablet com 15,1 polegadas disposto na horizontal. De série é também o head-up display com realidade aumentada.

O Eletre será contruído em Wuhan, na China. As primeiras entregas começarão em 2023.

Deixe um comentário

*