Lotus despede-se dos motores térmicos com Emira

Lotus Emira

Desportivo de motor central é proposto com opção de motor Toyota e Mercedes-AMG.

O novo Lotus Emira vem substituir de uma só vez o Elise, o Exige e o Evora. Trata-se de um desportivo de motor de colocação central posterior que marcará igualmente a despedida o fim dos modelos com motor a combustão da marca britânica. Posicionado abaixo do hipercarro Evija, o Emira estará à venda ainda este verão. Tem 4412 mm de comprimento, 1895 mm de largura e 1225 mm de altura – ou seja, é substancialmente maior que o Elise e que o Exige, e um pouco maior que o Evora. A sua distância entre eixos é de 2575 mm. A bagageira tem 208 litros de capacidade, complementada por um compartimento atrás do motor com 151 litros. Feito a partir de uma nova plataforma em alumínio, o Emira tem 1405 kg. O novo modelo de Norfolk vem concorrer diretamente com o Porsche 718 Cayman e com o Alpine A110.

Em termos de motores, o novo Lotus é proposto com uma opção de origem Toyota já familiar na gama (no Exige e no Evora): um V6 3.5 com compressor, com opção de caixa manual e automática. A principal novidade é a opção 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina de origem Mercedes-AMG: o mesmo M139 utilizado nos AMG 45. Este motor funciona em exclusivo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. A Lotus vai dizendo apenas que a gama de motores oferecerá entre os 360 e os 400 cv de potência e um binário máximo de 430 Nm. O mais rápido dos Emira, o do motor AMG, conseguirá cumprir o “sprint” dos 0 aos 100 km/h em menos de 4,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h. O Emira possui os modos de condução Tour (para utilização quotidiana) e Sports (para uma condução mais empenhada). A direção tem assistência hidráulica.

O Emira (pronuncia-se “Eh-meer-ah”) é um coupé de tração traseira que estará disponível globalmente. Ao estilo moderno, junta tecnologia moderna com destaque para os faróis em LED similares aos do Evija. Por dentro, o novo desportivo surge com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e com um ecrã central de 10,25 polegadas passível de integração com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Destaque ainda para o cruise control, luz ambiente, bancos com 12 níveis de ajustamento elétrico e limpa para-brisas automáticos. Entre o equipamento, realce para os sensores de estacionamento à frente e atrás, espelhos rebatíveis eletricamente, airbags de cortina, acesso sem chave e espelho retrovisor interior que escurece automaticamente. O Drivers Pack opcional acrescenta o “launch control”, suspensão mais firme e substitui os pneus Goodyear Eagle F1 Supersport por uns Michelin Pilot Sport Cup 2 com jantes de 20 polegadas. No lançamento estará disponível uma “First Edition” equipada em exclusivo com o motor V6 supercharged. Existem seis cores à disposição para o exterior (amarelo Hethel, cinzento Shadow, vermelho Magma, cinzento Nimbus, Dark Verdant e azul Seneca) e sete para o interior (Negro Nappa, vermelho Nappa, cinza Nappa, Tan Nappa, Negro Alcantara com detalhes em cinzento, Negro Alcantara com apontamentos em vermelho e Negro Alcantara com detalhes em amarelo), cinco desenhos para as jantes e quatro cores para as pinças de travão.

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