Lotus Evija X é o 3º mais rápido de sempre em Nürburgring

Lotus Evija X

Exemplar único tem hipercarro elétrico tem 2039 cv e fez uma volta ao “Inferno Verde” em 6 minutos e 24.047 segundos.

A Lotus criou um “one-off” Evija X apenas para tornar-se no terceiro carro mais rápido de sempre no circuito de Nürburgring. O protótipo di hipercarro elétrico de competição conseguiu cumprira uma volta ao emblemático circuito alemão, conhecido como “Inferno Verde”, em 6 minutos e 24.047 segundos – um tempo obtido em outubro passado, embora a marca britânica diga que é possível melhorar este registo.

Para já, são conhecidos poucos dados técnicos acerca deste hipercarro criado especificamente para este feito – apenas que tem 2039 cv/1500 kW e 1704 Nm de binário máximo. Segundo a Piston Heads, os canadianos da Multimatic, a empresa que criou o Ford GT Mk IV, ajudou a Lotus a desenvolver este Evija X. A juntar a isso, este exemplar único foi sujeito a alterações aerodinâmicas, nomeadamente um lábio dianteiro pronunciado, uma asa traseira de grandes dimensões e um interior o mais “despido” possível. Outros componentes, tais como a suspensão, travões e pneus, também foram substituídos de modo a ser possível retirar o melhor partido possível do chassis e dos motores elétricos. Note-se que o X partilha com o Evija convencional de estrada a estrutura em fibra de carbono, as baterias (de 91 kWh) e os (quatro) motores elétricos.

Mais rápidos que o Evija X no “Ring” foram apenas até hoje o VW ID.R (6:05.336) e o Porsche 919 Hybrid Evo (5.19.546), carros de competição construídos de raiz.

Deixe um comentário

*