Alfa Romeo restaura exemplar de pré-produção do SZ

Alfa Romeo SZ

Divisão Heritage da marca italiana recuperou o coupé de 1990.

A Alfa Romeo restaurou um exemplar de pré-produção do icónico coupé SZ de 1990. O estilo atípico deste modelo, que ainda hoje provoca discussão entre muitos dos fãs da marca de Arese, ainda serve de inspiração para muitas das criações da marca italiana, como recentemente aconteceu com o SUV Tonale. O SZ foi, efetivamente, um dos modelos que contribuiu para sublinhar a orientação mais desportiva das criações da Alfa Romeo na era contemporânea, após ter sido comprada pela Fiat 1986.

O seu visual resulta de um trabalho conjunto da Alfa Romeo com o carroçador Zagato. Aliás, o nome SZ é o acrónimo de Sprint Zagato. A colaboração entre estes dois símbolos remonta a 1959 com o Giulietta Sprint Zagato. A Zagato foi responsável pela produção desta série inicialmente limitada a mil unidades, em Milão (Itália). Entre os seus “pais” esteve Robert Opron, autor de outros modelos lendários como o Citroën SM e o Renault Fuego, entre outros.

Este exemplar agora restaurado pela divisão Heritage começou por ser utilizado em várias sessões de fotográficas de apresentação do SZ. Antes disso, tinha sido utilizado para testes em pista na pista de Balocco durante o processo de desenvolvimento. O carro foi agora totalmente repintado, assim como foram recuperados os estofos em couro bege e o ar em madeira do volante. E, como não poderia deixa de acontecer, o motor V6 3.0 de 210 cv foi também sujeito a remodelação profunda.

Deixe um comentário

*