Renault Scénic terá extensor de autonomia a hidrogénio

Renault Scenic Vision Concept

Protótipo elétrico antecipa o regresso do modelo agora com formato SUV em 2024.

Ainda há poucos dias foi noticiada a “morte” do Scénic na Europa e a Renault decidiu não perder tempo e apresentou um protótipo que antecipa o regresso desta designação, mas num modelo com uma abordagem diferente.

O Scénic Vision abre caminho para um novo modelo de produção, a lançar em 2024, que se posicionará acima do Mégane E-Tech Electric. Este concept tem a particularidade de contar com um sistema elétrico com um extensor de autonomia a hidrogénio. Este modelo herda o motor de 215 cv e a bateria de 40 kWh de Mégane elétrico acrescentando uma pilha de combustível que fica responsável por fornecer energia à bateria à medida que o carro rola. Segundo a marca francesa, foi possível instalar uma bateria relativamente pequena e obter um nível de autonomia similar ao que é oferecido por uma bateria maior. O alcance total do sistema deverá rondar os 800 km, demorando apenas 5 minutos a abastecer. Apesar de tudo, não está previsto que esta tecnologia esteja disponível logo no lançamento deste novo modelo.

Em vez de um monovolume teremos um crossover/SUV. O Vision tem 4490 mm de comprimento, 1900 mm de largura, 1590 mm de altura, ou seja, é 291 mm mais comprido, 132 mm mais largo e 85 mm mais alto que o Mégane E-Tech, além de ter mais 150 mm de distância entre eixos. É também mais pesado, chegando aos 1700 kg. A versão de produção do novo Scénic evoluirá da mesma base CMF-EV do Mégane EV e do Nissan Ariya.

O Scénic Vision incorpora mais de 70% de materiais reciclados, sendo que 95% do protótipo é reciclável (incluindo a bateria) no fim do ciclo de vida. Esta bateria promete uma pegada carbónica 75% mais reduzida. O depósito de hidrogénio é feito em fibra de carbono e papel reciclado. O interior tem revestimentos em poliéster reciclado. E quase um terço do plástico utilizado é de origem sustentável. Já os pigmentos pretos da tinta são um produto biológico obtido de partículas da atmosfera.

Deixe um comentário

*