DeLorean renasce com protótipo elétrico

DeLorean Alpha5

Alpha5 antecipa desportivo com portas de abertura “asa de gaivota” que será lançado em 2024.

Mais de quatro décadas depois do DMC DeLorean ter sido lançado, chega agora um protótipo que abre caminho para um novo modelo de produção. De seu nome Alpha5, o concept abre caminho para um “super GT” elétrico previsto para 2024, que virá concorrer com o Porsche Taycan ou do Mercedes-AMG GT de 4 portas.

O Alpha5, que fará a sua primeira aparição no concurso de elegância de Pebble Beach, em agosto, surgirá com a caraterística solução das portas “gullwing”. A marca norte-americana não só confirmou que este elemento fará parte do design de produção, como também grande parte do que foi agora mostrado ainda em formato de estudo. Apesar de ser um modelo de formato coupé, o concept parece ter uma amplitude suficiente para o acesso aos lugares traseiros sem grandes dificuldades. A carroçaria desenhada pela Italdesign favorece a aerodinâmica, imitando a fuselagem de um avião (ao tornar-se mais estreita à medida que o pilar A se vai inclinando para a parte posterior). Neste modelo que será construído em Itália, há ainda a assinalar os arcos das rodas volumosos e mais salientes na secção posterior. O interior contará com dois ecrãs digitais, um para a instrumentação e outro para o sistema de infotainment.

Em termos de propulsão é que existem grandes novidades a assinalar com a adoção de um sistema elétrico, que será construído no Reino Unido, com pelo menos 482 km de alcance, em vez da configuração com motor de seis cilindros de colocação traseira do modelo original. O novo carro anuncia 0-100 km/h em cerca de 3,4 segundos e uma velocidade máxima limitada a 240 km/h. Inicialmente, o Alpha5 será vendido numa série limitada a 88 unidades (em alusão à velocidade necessária para a viagem no tempo do carro no filme “Regresso ao Futuro”, no qual o DMC se tornou num ícone). Cada carro terá um NFT associado, o significa que não serão registados na estrada, podendo apenas ser utilizados em pista. O resto da produção, embora de baixo volume, será construído e comercializado de forma mais convencional, além de homologado para estrada.

À frente da nova DeLorean estará Joost de Vries, que já passou pela Tesla e pela Karma. E segundo declarações dele à Autocar, após este topo de gama Alpha5, a DeLorean vai apostar num desportivo coupé com motor V8, uma berlina elétrica e um SUV desportivo a hidrogénio (para concorrer com propostas como o BMW X7 ou o Cadillac Escalade).

Deixe um comentário

*