Novo Lexus RX traz versão híbrida plug-in

Lexus RX 450h+

SUV nipónico traz uma nova plataforma e uma inédita versão híbrida com motor turbo para o topo da gama.

A Lexus apresentou a quinta geração do RX, o seu SUV de referência no mercado nacional, onde estará disponível ainda este ano. Este modelo está disponível em três opções de motorização “eletrificadas”: o híbrido Turbo RX 500h, o híbrido RX 350h e o híbrido plug-in RX 450h+. O modelo de topo, RX 500h vem munido de um inédito motor 2.4 turbo, a operar em conjunto com uma dupla de motores elétricos, uma caixa automática de seis velocidades e um sistema de tração integral Direct4 (com um sistema de vectorização de binário que visa, sobretudo, melhorar o conforto), debitando 371 cv e 645 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 5,9 segundos. A versão intermédia da gama é o primeiro RX híbrido plug-in, o 450h+, com um motor 2.5 de quatro cilindros naturalmente aspirado, coadjuvado por um motor elétrico no eixo dianteiro, a debitar 306 cv e 572 Nm. Anuncia consumos de 1,1-1,2 l/100 km e emissões de CO2 de 24-26 g/km. Por fim, na base da gama está o “full hybrid” 350h com motor 2.5, auxiliado por um motor elétrico, a debitar 245 cv e 335 Nm.

Feito com base na nova plataforma GA-K, o novo RX é quase 90 kg mais face ao antecessor. Possibilitou ainda um aumento da rigidez da carroçaria e um centro de gravidade mais baixo, promovendo, em última análise, um comportamento mais aprimorado. Além disso, tem mais 6 cm entre eixos e um vão traseiro 6 cm mais curto – o que significa que mantem o comprimento do modelo antigo. O objetivo foi favorecer o espaço para pernas dos ocupantes daquele que em 2021 foi o modelo mais vendido da Lexus a nível mundial com 221 mil unidades. A juntar a isso, a linha de tejadilho é 10 mm mais baixa, a via dianteira 15 mm mais larga e a traseira aumentou em 40 mm.

Visualmente, o novo RX evoluiu dentro do conceito do elétrico RZ, com as novas dimensões a conferirem-lhe um aspeto mais próximo de um SUV de formato coupé. Destaque ainda para os faróis em LED de formato mais afilado, grelha dianteira reformulada, saias laterais e para-choques com um novo formato. Existem 10 cores à escolha: Ultra White, Eminent White Pearl, Nebula Gray Pearl, Iridium, Caviar, Matador Red Mica, Copper Crest, Nori Green Pearl, Nightfall Mica e Grecian Water.

Por dentro, realce para o aspeto mais minimalista e para os comandos mais orientados para o condutor. Entre as novidades estão os novos comandos por voz Hey Lexus e um novo sistema de infotainment com ecrã tátil de 14 polegadas incluído de fábrica, com navegação e serviços na cloud (possibilitando acesso em tempo real a informação de trânsito, acidentes e condições da estrada). Há ainda um sistema de carregamento wireless do smartphone compatível com Apple Carplay e Android Auto. Destaque também para os bancos aquecidos e ventilados de série, bem como para os revestimentos em couro sintético. O sistema de segurança Lexus Safety System+ é de fábrica em todas as versões, incluindo o sistema pré-colisão com deteção de peões, identificador de motociclistas em cruzamentos, cruise control dinâmico por radar, com sistema de ajuste da velocidade em curva, aviso de saída de faixa com correção na direção e travagem de emergência. Em opção, há um sistema automático de estacionamento paralelo. Entre os opcionais estão o teto panorâmico em vidro e o head-up display. Por dentro existem seis cores à escolha (Macadamia, Black, Birch, Palomino, Peppercorn e Rioja Red) e quatro ambientes (Black Cascade, Ash Bamboo, Black Open Pore e Dark Graphite Aluminum).

O novo RX estará disponível nas versões Standard, Premium, Premium+, Luxury, F Sport Handling e F Sport Performance. Esta última traz jantes de 21 polegadas, pinças de travão de seis êmbolos, grelha com malha, revestimentos em couro, aplicações em Alcantara e volante perfurado, a que se juntam logótipos F-Sport nas soleiras das portas.

Deixe um comentário

*