Lexus mostra novo SUV elétrico RZ

Lexus RZ 450e

Primeiro modelo “zero emissões” da marca japonesa desenvolvido de raiz partilhará a sua plataforma com o Toyota bZ4X e terá novo motor 450e com tração integral.

A Toyota/Lexus surpreendeu no início desta semana ao revelar 17 protótipos de futuros modelos elétricos. Agora, a Lexus mostrou mais em pormenor um deles, o RZ, que será precisamente o seu primeiro modelo “zero emissões” desenvolvido de raiz. Este novo SUV do segmento C será feito com base na plataforma e-TNGA, a mesma do Toyota bZ4X e do Subaru Solterra – que chegarão ao mercado no início do próximo ano.

O RZ, que só deverá ser na segunda metade do próximo ano, não traz grandes surpresas do ponto de vista estético – sendo, aliás, uma evolução do RX. O SUV de visual coupé foi mostrado na versão 450e, que não tem equivalente nos seus “irmãos”. Esta versão conta com uma bateria de 71,4 kWh de capacidade a permitir autonomia até 450 km e possibilitando carregamentos até 160 kW. A marca diz que a bateria manterá 90% da sua capacidade após 10 anos de utilização. Este Lexus elétrico integrará o novo sistema de tração integral Direct4. O sistema propulsor combina um motor dianteiro de 150 kW/204 cv e outro de 80 kW/109 cv atrás, para uma potencia conjunta de 312 cv. Para já, ainda não há imagens do interior. A nível segurança, o RZ contará com um sistema elétrico das portas, que impede a sua abertura caso detete a passagem de um ciclista ou de uma viatura.

O RZ 450e terá como principais concorrentes o Jaguar I-Pace, o Tesla Model Y, o Audi Q4 e-tron, o Ford Mustang Mach-e e o Nissan Ariya.

Deixe um comentário

*