Type 133 promete ser o Lotus mais luxuoso de sempre

Lotus Type 133 render

Coupé de quatro portas 100% elétrico do segmento E será um concorrente do Porsche Taycan.

Com lançamento previsto para 2023, o Type 133 promete ser o modelo mais luxuoso da história da Lotus. O coupé de quatro portas 100% elétrico vem concorrer com propostas como o Porsche Taycan, o Mercedes-Benz EQE ou o BMW i4. Este novo modelo do segmento E será a primeira berlina da marca britânica desde o Carlton, lançado em 1992.

Este modelo da Lotus conhecido para já pelo nome de código Type 133 (embora seja certo que o nome começará pela letra E, como é tradição do emblema britânico) partilhará a sua base com o grand tourer Polestar 5, a lançar em 2024. Contudo, segundo garantiu Matt Windle, o diretor da Lotus em entrevista à Autocar, os dois carros terão um aspeto vincadamente diferente, apesar de partilharem a mesma base tecnológica de origem Geely. Em princípio as duas propostas recorrerão à mesma plataforma elétrica Electric Premium Architecture em alumínio. Resta saber se o Type 133 contará com uma versão de topo com as mesmas caraterísticas que foram apresentadas num protótipo da Polestar há poucos dias no Festival de Goodwood, com expressivos 884 cv. Existe, no entanto, uma versão já confirmada com 600 cv debitados de uma dupla de motores, para a base da gama. Os responsáveis da Lotus confirmam para já que o Type 133 contará com um sistema de controlo ativo do rolamento, controlo contínuo do amortecimento, quatro rodas direcionais, suspensão pneumática e aerodinâmica ativa. As baterias terão até 120 kWh de capacidade. Windle dá a receita que este novo Lotus será “um pouco mais refinado, mais orientado para o luxo”.

Em termos de aspeto final, o Type 133 (nas imagens, renders digitais publicados pela Autocar e pela Car) promete também ser disruptivo, diferente de qualquer outra proposta anterior da Lotus. Contudo, as bases técnicas e visuais já foram lançadas com o SUV Eletre. O Type 133 será construído em Wuhan, na China.

Deixe um comentário

*