Hyundai Ioniq 6 anuncia até 610 km de alcance

Hyundai Ioniq 6

Versão de topo do novo modelo elétrico tem 325 cv de potência.

O prometido é devido, e depois de mostrar o aspeto final do novo Ioniq 6, a Hyundai desvendou os dados técnicos da nova berlina elétrica.

O novo modelo sul-coreano traz uma versão de acesso com uma bateria de 53 kWh de capacidade e apenas um motor traseiro a debitar 218 cv/160 kW. Esta versão anuncia uma média de consumos de 14 kWh/100 km (WLTP). Existe ainda uma versão de maior alcance com uma bateria de 77,4 kWh a prometer até 610 km (cerca de 100 km a mais do que o Ioniq 5) – valor possível graças a um coeficiente aerodinâmico de 0,21. Esta bateria está disponível com tração traseira ou integral, num conjunto cujos dois motores (um por eixo) debita um total de 325 cv/239 kW e 605 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 5,1 segundos. Esta versão levanta algumas dúvidas se existirá uma versão N, embora se especule que esta possa vir a ter cerca de 585 cv.

Em termos de performance, o coupé de quatro portas traz um sistema EV Performance Tune-up, uma espécie de modo de condução personalizável que permite parametrizar ao gosto do condutor a configuração da direção, da entrega de potência da sensibilidade do pedal do acelerador, entre outros, através do sistema de infotainment.

Feito com base na plataforma E-GMP, o Ioniq 6, um potencial concorrente do Mercedes-Benz EQE, permite carregamentos de 400V e 800V. Este último possibilita carregar DC a 350 kW que enchem de 10 a 80% em 18 minutos. Outra função deste modelo é o “vehicle-to-load” que converte o carro num “power bank” gigante. Destaque para as jantes de 18 polegadas, que em opção podem chegar às 20”. Os retrovisores podem ser substituídos por câmaras.

Por dentro, o 6 surge equipado com bancos cerca de 30% mais finos que os convencionais, sem comprometer o conforto. Em opção existem bancos Relaxation Comfort, de ajuste automático. Destaque ainda para o punho da caixa de velocidades minimalista, sistema de som Bose com oito altifalantes e quatro luzes interativas pixel no volante relativas à carga da bateria. A isso junta-se um som tipo nave espacial que muda de acordo com o tipo de condução. Os bancos são revestidos em tecido feito a partir de garrafas de plástico recicladas e de couro sintético. Já o forro do tejadilho e os tapetes são feitos a partir de fios de pesca reciclados.

Este elétrico é o primeiro Hyundai que permite efetuar atualizações automática “over the air” para funções tais como mapas da navegação, software do sistema de infotainment, funções de assistência à condução e da bateria. Destaque para o sistema de assistência em condução em autoestrada que permite manter o carro no centro da faixa, para o cruise control ativo inteligente, assistente em cruzamentos (com travagem automática), assistente de mudança involuntária de faixa, assistente anti-atropelamentos, limitador de velocidade inteligente, etc.

O Ioniq 6 tem chegada ao mercado prevista para o início de 2023.

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