Hyundai revela Ioniq 6

Hyundai Ioniq 6

Berlina elétrica, concorrente do Tesla Model 3, estará à venda no próximo ano.

A Hyundai apresentou o novo Ioniq 6, uma nova berlina elétrica com uma carroçaria em forma de arco, otimizada aerodinamicamente. Este potencial concorrente do Tesla Model 3 é uma evolução do Prophecy concept e deverá estar à venda em 2023.

Feito com base na plataforma E-GMP (a mesma do Ioniq 5), o “6” tem 4855 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1495 mm de altura e 2950 mm de distância entre eixos. A frente deste segundo elemento da família Ioniq é minimalista e “clean”. Além disso, os faróis “pixel” são similares ao concept que lhe serve de base, assim como o spoiler na traseira e a linha de ombros curva. Contudo, o Ioniq 6 é mais alto e mais prático, tendo uma linha de tejadilho 200 mm mais alta face ao show car, por causa da bateria com 150 mm de espessura.

Por dentro, destaque para o piso plano e para o foco na ergonomia. A atmosfera é tipo casulo, com muito espaço à disposição. A consola central é plana, o que permite que os ocupantes dos lugares da frente possam trabalhar num portátil ou num tablet. O tablier é formado por uma dupla de ecrãs de 12 polegadas (um para a instrumentação e outro para o infotainment) colocados numa única estrutura e a consola central é flutuante. A ampla distância entre eixos permite também muito espaço para pernas para os ocupantes da segunda fila. Foram utilizados apenas materiais sustentáveis para o efeito, nomeadamente couro artificial, garrafas de plástico recicladas, tintas de base vegetal e fios de pesca reciclados. Há ainda um volante de dois raios e luz ambiente.

Será possível escolher entre 12 cores exteriores, incluindo um novo verde feito com base num pigmento de bambu. Existem jantes entre 18 e 20 polegadas à escolha.

A marca sul-coreana revelará os dados técnicos deste modelo apenas a 14 de julho. Sabe-se, no entanto, que o sistema elétrico de 800V permitirá fazer carregamentos rápidos até 350 kW. Espera-se que seja possível escolher entre as baterias de 58 e 77,4 kWh, sendo que a hipótese com maior capacidade permitirá um alcance até 482 km. A gama deverá ser formada por opções de tração traseira (com um motor) ou integral (com dois motores). Na calha está ainda uma versão N com perto de 585 cv.

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