Portimão poderá ser incluído no calendário do WEC em 2023

AIA

FIA e ACO estão a preparar num programa alargado de sete corridas para a próxima temporada, que deverá incluir o circuito português.

Desde 2020 que o WEC conta com apenas seis corridas por época, apesar de noutros tempos já ter chegado a ter nove. O “downsizing” recente está relacionado com o desinvestimento de alguns dos principais fabricantes na categoria LMP1, mas também com a Covid 19 e, no caso do grupo VW, mais concretamente no caso da Porsche e da Audi.

Contudo, a FIA e a ACO querem aumentar o programa para sete corridas já em 2023, acrescentando uma corrida na Europa. Ao que tudo indica, essa sétima corrida será disputada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal), que poderá vir a ter 6 ou 8 horas de duração. Esta prova poderá ocorrer em abril, entre 1000 milhas de Sebring e as 6 Horas de Spa-Francorchamps, em jeito de “aquecimento” para as 24 Horas de Le Mans. Outra hipótese é colocar Portimão no calendário em julho, depois de Le Mans.

Existe, no entanto, quem defenda a inclusão outras hipóteses como Silverstone, por exemplo – embora o circuito britânico implique maior despesa para a organização.

Recorde-se que em 2021, o WEC passou pelo circuito algarvia após a reformulação do calendário, na sequência da pandemia de Covid-19. Portimão e o evento duplo no Bahrein serviram para substituir o cancelamento de Sebring e de Fuji.

No programa oficial do mundial de resistência já estão confirmadas as provas em Sebring, Spa, Le Mans, Monza, Fuji e Bahrein.

Deixe um comentário

*