Porsche confirma SUV elétrico acima do Cayenne

Render do Porsche Cayenne EV

Novo modelo partilhará a sua plataforma com o próximo Taycan e com o futuro Panamera elétrico.

Os SUV representam atualmente as referências de vendas da Porsche. E cientes disso mesmo, os responsáveis da marca de Zuffenhausen vão não só apostar no Macan elétrico (previsto para 2023), como também querem apostar noutro SUV elétrico de topo.

Em discurso durante do Capital Markets Day da Porsche, o CEO Oliver Blume confirmou a aposta num novo modelo 100% elétrico de luxo a produzir em Leipzig, na Alemanha. O homem-forte da Porsche adiantou que este modelo será maior e mais caro que o Macan elétrico, dando a oportunidade de atingir segmentos nos quais as margens de lucro são maiores e de alcançar novos mercados.

Este novo modelo posicionar-se-á acima do Cayenne em termos de gama. A marca confirmou que o SUV evoluirá a partir de uma variante “Sport” da plataforma SSP, que será utilizada no próximo Taycan e no futuro Panamera elétrico. A SSP Sport contará com motores elétricos e componentes de bateria orientados para alta performance, sendo de esperar que utilize um sistema elétrico de 800V para permitir carregamentos até 350 kW. Este concorrente do BMW iX deverá ser apresentado em 2025 e lançado na segunda metade desta década. Ao que tudo indica estamos a falar do mesmo modelo ainda de nome desconhecido que foi apresentado a alguns concessionários nos EUA no ano passado. Na altura, citados pela Automotive News, quem viu esta novidade descreveu-a como sendo maior e mais larga que o Cayenne, com um perfil tipo coupé, mas com linhas diferentes do Macan e do Cayenne. Blume confirmou que as versões elétricas do Macan e do Cayenne (na imagem um render digital da Autocar) serão feitas com base na plataforma PPE, estreada no Audi Q6 e-tron. Já o próximo Panamera será elétrico e será, ao que tudo indica, uma espécie de “irmão” da segunda geração do Taycan.

Com este novo SUV elétrico de grande porte, com as versões elétricas do 718 Boxster/Cayman, 911, Macan, Cayenne, Panamera e o Taycan, a Porsche ambiciona que os EV representem mais de 80% das suas vendas até 2030.

Deixe um comentário

*