Exemplar único é feito com base na primeira geração do SUV.
A Porsche está a assinalar 20 anos do Cayenne, que na primeira geração foi vendido apenas no formato de cinco portas. Contudo, houve três variantes que nunca que chegaram a avançar, nomeadamente um coupé, uma versão longa e de sete lugares. Na gaveta ficou ainda uma versão Cabrio que foi agora mostrada em formato protótipo.
Tal como é possível observar pela traseira assimétrica, este modelo até aqui secreto não é funcional. Esse facto está relacionado com a falta de consenso face ao desenho exterior entre os responsáveis da Porsche. Do lado esquerdo, a traseira é mais coupé e assume um design aproximado do Carrera GT, enquanto no lado direito existem semelhanças com o Panamera original, que seria lançado sete anos depois.
Face ao Cayenne normal, esta versão cabrio – antecessor de outros SUV descapotáveis como o Nissan Murano CrossCabriolet de 2011 ou do Range Rover Evoque Convertible de 2016 – traz um tejadilho estilo Targa e carroçaria com apenas três portas, com portas 200 mm mais compridas, de modo a facilitar o acesso dos ocupantes dos lugares posteriores. Quanto à cobertura, a Porsche pensou numa solução soft-top retrátil com um mecanismo similar ao que utiliza atualmente no 911 Targa, que assume um padrão em Z quando é operado. Contudo, este sistema nunca chegou a ser implementada no protótipo, que acabou por ficar com um teto manual.
Além das já mencionadas dúvidas quanto à estética, a marca de Zuffenhausen abortou a produção deste modelo por não acreditar que pudesse ser lucrativo.