Aston Martin estreia V12 Vantage Roadster

Aston Martin V12 Vantage Roadster

Variante “aberta” do supercarro de 690 cv tem uma edição limitada, entretanto já esgotada.

A Aston Martin apresentou o novo V12 Vantage Roadster no concurso de elegância de Pebble Beach (nos EUA). Este concorrente do Lamborghini Huracán Spyder é o primeiro V12 Vantage “open top” desde 2018. Debaixo do capot está o mesmo bloco 5.2 biturbo da versão hardtop, com os mesmos 690 cv às 6500 rpm e 753 Nm às 5500 rpm. Este motor surge acoplado a uma caixa automática de oito velocidades colocada na traseira do carro. Sendo 60 kg mais pesado face ao modelo fechado (se tivermos todos os opcionais “lightweight” incluídos), o novo roadster anuncia 0-100 km/h em 3,5 segundos (apenas 0,1 seg. mais lento) e uma velocidade máxima de 322 km/h.

O modelo britânico distingue-se pela capota em tecido e por algumas alterações estéticas, nomeadamente a remoção do spoiler traseiro (que ainda assim se mantem opcional) e alguns novos elementos aerodinâmicos que pretendem compensar a perda aerodinâmica intrínseca a este formato de carroçaria. Segundo Roberto Fedeli, o responsável técnico da Aston Martin, este roadster é responsável por produzir até mais dez vezes de downforce comparado com o modelo Vantage Roadster de produção em série. Destaque ainda para as jantes de 21 polegadas específicas (as jantes forjadas 8 kg mais leves são opção), pneus Michelin Pilot 4S de competição, além dos acabamentos em preto acetinado ou prateado/preto. Igualmente, a frente foi renovada, com a grelha a ser 25% mais pequena face ao Vantage V8).

O V12 Vantage descapotável é limitado a 249 unidades, todas já com dono atribuído. O preço não foi revelado, mas esta será a versão mais cara da gama Vantage atual.

Deixe um comentário

*