Aston Martin V12 Vantage é o último da sua espécie

Aston Martin V12 Vantage

Já esgotado, o supercarro com 690 cv atinge 322 km/h de velocidade máxima.

A Aston Martin anunciou o Vantage mais potente de sempre. Esta versão de topo V12 Vantage fará a última utilização do motor de doze cilindros num modelo da marca britânica. Este motor 5.2 biturbo debita 690 cv às 6500 rpm e 753 Nm às 1800 rpm. Além disso, este modelo surge com 1795 kg, algo possível graças a várias medidas de redução de peso, nomeadamente a utilização de elementos em fibra de carbono no capot, para-choques dianteiro, vãos dianteiros, saias laterais, tampa da mala e para-choques traseiro, mas também à utilização de uma bateria mais leve e novas ponteiras de escape centrais de dupla ponteira feitas em aço inoxidável que permitiram poupar só aí 7,2 kg. Este escape foi especialmente afinado para emitir uma sonoridade mais “rouca”. Toda a referida “dieta” possibilitou melhorar em mais de 20% a relação peso/potência face à versão equipada com motor V8.

O V12 Vantage vem equipado com travões carbocerâmicos 23 kg mais leves e capazes de resistir até 800 graus de temperatura, com discos de 410 mm e pinças de seis êmbolos à frente, além de discos de 360 mm e pinças de quatro êmbolos atrás. Acompanha com jantes de 21 polegadas (8 kg mais leves), “calçadas” por pneus Michelin Pilot 4S de medida 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 atrás, que para serem encaixadas no carro exigiram que as vias fossem alargadas em 40 mm. A carroçaria deste V12 foi modificada face ao Vantage convencional, sendo capaz de gerar 204 kg de “downforce” quando atinge a velocidade máxima, que se cifra nos 322 km/h. Este V12 Vantage anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A potência é distribuída pelas rodas traseiras com a ajuda de uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF (dotada de passagens mais rápidas) e de um diferencial de deslizamento limitado de acionamento mecânico. Outra novidade importante é a suspensão adaptativa 50% mais rígida à frente e 40% atrás, com barras antiaproximação ativas, novas molas e amortecedores. Apesar disso, é possível encaixar em opção o Comfort Package que traz mais material de insonorização e mais elementos de arrumação no interior.

O V12 Vantage é limitado a 333 unidades, sendo que todas já têm dono atribuído. As primeiras entregas estão previstas para o segundo trimestre deste ano.

Deixe um comentário

*