Maserati GranTurismo é oficial

Maserati Granturismo Folgore

GT está disponível na versão elétrica Folgore com três motores e tração integral, além de duas opções com o motor V6 Nettuno.

A Maserati mostrou finalmente a nova geração do GranTurismo. Visualmente não existem grandes diferenças face ao antecessor, apesar de os dois modelos não partilharem nenhum painel da carroçaria. O novo GT de 2+2 lugares tem um capot alongado, um cockpit compacto, reduzida altura ao solo e faróis orientados na vertical, ao estilo do MC20. Uma novidade é o Cofango, que junta o capot e os para-lamas num elemento único. O GranTurismo será lançado com seis cores à disposição para o exterior e sete para as pinças de travão, com mais opções ainda à disposição através do programa Fuoriserie.

O GranTurismo recorre à mesma motorização V6 3.0 biturbo Nettuno do MC20, embora equipado com um sistema de desativação de cilindros e sem o cárter seco. Atinge 496 cv e 600 Nm na versão Modena e 557 cv e 650 Nm na versão Modena. Anuncia 0-100 km/h em 3,9 e 3,5 segundos, respetivamente, e em ambos os casos uma velocidade máxima de 302 km/h.

No topo está a versão elétrica Folgore equipada com três motores desenvolvidos internamente (um à frente e dois atrás, cada um 402 cv). Esta variante “zero emissões” conta com um sistema elétrico de 800V e reúne um total de 761 cv e 1350 Nm, que podem ser dirigidos na íntegra para as quatro rodas ou apenas para o eixo posterior. A bateria encontra-se distribuída em forma de T ao centro do carro com 93 kWh de capacidade, podendo carregar até 270 kW. Anuncia 0-100 km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h.

Todas as versões contam com opções de jantes de 20 e 21 polegadas, aerodinamicamente otimizadas. O elétrico em especial tem um coeficiente aerodinâmico 7% mais aprimorado face às versões térmicas. O Folgore conta com uma entrada de ar entre o para-choques e o arco da roda, de modo a reduzir o efeito do vento. Visualmente, o Folgore distingue-se pelos detalhes em preto brilhante (na grelha, asas e puxadores das portas, entre outros), com logótipos a terem um acabamento acobreado. Já o Trofeo recebe apontamentos em fibra de carbono, saias laterais mais pronunciadas e grelha em preto brilhante, assim como logos em alumínio escovado com contorno vermelho. Por fim, o Modena tem grelha em preto com contorno cromado, com detalhes em preto nos logos, contorno das janelas e ponteiras de escape.

O GranTurismo é feito com base numa plataforma modular, 65% feita em alumínio. A versão base começa nos 1795 kg e o Folgore nos 2260 kg (embora com uma distribuição de peso de 50:50). As versões V6 chegarão a partir do segundo trimestre de 2023. O Folgore virá alguns meses depois. Seguir-se-á também a versão descapotável GranCabrio, igualmente com uma versão elétrica.

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