Polestar 3 é um SUV elétrico de luxo com 517 cv

Polestar 3

Maior modelo de sempre da marca sueca anuncia até 610 km de autonomia e capacidade para carregar a 250 kW.

O Polestar 3 foi apresentado oficialmente. Trata-se de um novo SUV elétrico que se posiciona no topo da gama da marca sueca. Este modelo, a lançar no próximo ano, é feito com base numa nova plataforma, a mesma que será utilizada na próxima geração do Volvo XC90. Aquele que é o maior modelo da gama da Polestar tem 2985 mm de distância entre eixos, mais 90 mm do que o Porsche Cayenne ou 20 mm do que Tesla Model X. Contudo, é 101 mm mais reduzido do que o Rivian R1S, que tem sete lugares. Além disso, é também o Polestar mais caro da atualidade, com um preço previsto de 83.900 dólares nos EUA e de 79.900 libras no Reino Unido.

A versão base do 3 traz uma configuração de tração integral (um motor por eixo) com 489 cv e 840 Nm, anunciando 0-100 km/h em 5 segundos. Com um Power Pack é possível chegar aos 517 cv e 910 Nm, que acelera 0-100 km/h em 4,7 segundos. O SUV vem equipado em exclusivo com um pack de baterias de 111 kWh de capacidade que lhe permite anunciar até 610 km de alcance (WLTP). A bateria, que surge arrumada num compartimento em alumínio reforçado em aço ao boro, além de arrefecida a líquido, pode ser carregada até 250 kW. A bomba de calor incluída de série serve para a climatização e pré-climatização da bateria. Este modelo vem também equipado com a função de carregamento “vehicle-to-grid”. Outro elemento de fábrica é a função “one-pedal” ajustável, assim como vectorização de binário no eixo traseiro, cujo motor pode ser desativado de modo a poupar energia. A suspensão de câmara dupla também parte do pacote de série, assim como as jantes de 21 polegadas e os amortecedores adaptativos. O opcional Performance Pack permite, além dos 28 cv adicionais, uma afinação específica para o amortecimento pneumático e umas jantes forjadas de 22 polegadas.

Esteticamente, o Polestar 3 inspira-se no Precept concept, especialmente na dianteira, apesar de este modelo de produção ser um SUV. As linhas são desportivas, com a linha de tejadilho a ficar a apenas 1614 mm do solo.

O interior do 3 conta com materiais sustentáveis, como lã rastreável, além de ser o primeiro Polestar com um computador NVIDIA DRIVE para gerir os sistemas de assistência à condução. O SUV traz também um sistema de computação Snapdragon por detrás do sistema co-desenvolvido pela Google que surge projetado num ecrã de 14,5 polegadas. O equipamento de série inclui um teto panorâmico, puxadores escamoteáveis das portas, Plus Pack e Pilot Pack durante um ano, sistema de som Bowers & Wilkins com 25 altifalantes, sistema de encerramento suave das portas, head-up display e sistema de condução semiautónima Pilot Assist. A partir de meados de 2023 está previsto que entre na lista de opcionais um sistema LiDAR, que permite varrer de forma mais precisa o que rodeia o carro, com vista a evitar acidentes. O sistema de série inclui cinco radares, cinco câmaras exteriores e 12 sensores ultrassons. Uma função inovadora é um sensor de radar no interior capaz de detetar pequenos movimentos, de forma a evitar que nos esqueçamos de crianças ou animais, por exemplo.

O Polestar 3 será produzido em Chengdu, na China, mas a partir de meados de 2024 também será feito em Ridgeville, nos EUA. As primeiras unidades chegarão no próximo verão.

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