Volvo “mais seguro de sempre” já tem data de estreia

Render Volvo EX90

SUV elétrico de topo EX90 será equipado com tecnologia LiDAR.

A Volvo vai apresentar o EX90 no dia 9 de novembro. O novo modelo de referência da gama da marca sueca será um SUV elétrico e promete ser o Volvo “mais seguro de sempre”.

Para o efeito, tal como Jim Rowan, o CEO da Volvo, apresenta num vídeo teaser, o EX90 contará de série com um conjunto de novos sensores (câmaras, radares e LiDAR), aliado a um software sofisticado de série, com o objetivo de reforçar a segurança. Ao todo serão oito câmaras, cinco radares, 16 sensores ultrassons e um sensor LiDAR, o que contribuirá para que seja um dos sistemas de sensores mais avançados do mercado, segundo o fabricante. O LiDAR ser colocado no tejadilho e possibilitará detetar peões a uma distância de 250 metros, independentemente das condições de luminosidade. Desta forma, a Volvo espera reduzir os acidentes graves até 20%.

Além da nova geração de sensores, o EX90 (na imagem um “render” digital de Josh Byrnes, publicado pela Carscoops) contará com um novo sistema Driver Understanding, que contempla duas câmaras no interior e um volante capacitivo que consegue “ler” o comportamento do condutor, procurando sinais de distração, stress, indisposição ou qualquer outro tenha influência no ato da condução. Caso isso se verifique, o sistema emitirá um aviso sonoro, dependendo da gravidade. Se não houver resposta por parte do condutor, o sistema intervirá sozinho, acionando as luzes de perigo e encostando o carro na berma.

2 Comments

Deixe um comentário

*