Lotus anuncia Eletre R com 905 cv

Lotus Eletre R

SUV elétrico é capaz de efetuar uma volta ao circuito de Nürburgring de forma autónoma.

A Lotus revelou a gama do seu primeiro SUV, o Eletre. O novo modelo está disponível em três versões: Eletre, Eletre S e Eletre R, todos a contar com uma dupla de motores (um por eixo). O modelo base e o S têm 603 cv/450 kW e 710 Nm, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, 257 km/h de velocidade máxima e anunciar cerca de 600 km de autonomia. Esta dupla permite carregamentos até 350 kW, o que, graças ao sistema de 800V, possibilita encher de 10 a 80% da bateria de 112 kWh em 20 minutos.

Por sua vez, o Eletre R traz 905 cv/675 kW e 985 Nm de binário máximo. O percurso 0-100 km/h é cumprido, neste caso, em 2,95 segundos e a velocidade máxima é de 266 km/h. Já a autonomia estima-se que fique pelos 490 km. Esta versão de topo conta ainda com um Launch Control e um modo de condução exclusivo Track Mode, que foi desenvolvido após testes no circuito de Nürburgring. Além da suspensão rebaixada, este modo adiciona uma afinação mais dinâmica dos amortecedores e do controlo antirolamento. Acrescenta também de série o Dynamic Handling Pack.

A Lotus diz que está a trabalhar numa tecnologia avançada que permitirá que o Eletre consiga fazer o circuito de Nürburgring de forma autónoma.

O preço da versão começa nas 120 mil libras (138 mil euros) e inclui ainda de fábrica jantes de 22 polegadas, suspensão ativa pneumática, sistema de vectorização de binário, faróis LED Matrix, sistema de carregamento por indução do smartphone, bancos dianteiros elétricos com 12 posições de ajuste, ar condicionado automático de quatro zonas e infotainment Intelligent Cockpit. De série é também o sistema LiDAR que permite efetuar condução autónoma de nível 3 para diante.

O S acrescenta um sistema de som KEF Reference Audio com 2160 watt e 23 colunas, head-up display, spoiler traseiro ativo, luz ambiente configurável, soleiras iluminadas, fecho suave das portas, sistema de filtragem do ar, entre outros.

Este SUV elétrico com cerca de 5,10 metros de comprimento, 2,20 m de largura, deverá ter menos de 2 toneladas. Por dentro, realce para o sistema operativo Lotus Hyper OS, que inclui dois Qualcomm 8155 System-On-Chips, e um sistema de navegação da HERE Technologies chamado Digial Head Unit, com ecrã OLED full HD de 15,1 polegadas, mais fino e dois chips ECARX que permitem atualizações over the air. O Eletre é ainda compatível com o sistema Dolby Atmos, para uma experiência sonora imersiva.

Deixe um comentário

*