Porsche Macan elétrico terá mais de 600 cv

Protótipo do Porsche Macan elétrico

Nova geração do SUV terá um sistema mais eficiente do que o Taycan.

A Porsche revelou mais dados acerca do novo Macan elétrico, que estreará a nova plataforma PPE (Premium Platforma Electric). Esta base modular, desenvolvida em conjunto com a Audi, permite alterar a distância entre eixos, o tamanho das vias, a altura ao solo, entre outras coisas – possibilitando criar modelos de vários tamanhos e segmentos. A plataforma torna ainda possível acomodar motores até 612 cv e 1000 Nm – valor que estará disponível na versão de topo do novo Macan EV.

A juntar a isso, a Porsche criou um eixo traseiro Performance, com um diferencial controlado eletricamente, que fará parte das versões de topo da nova geração do SUV. Estas derivações mais “apimentadas” contarão ainda de fábrica com o Porsche Torque Vectoring Plus. Apesar de o Macan elétrico ter tração integral, o motor traseiro é o principal responsável pela propulsão. A distribuição de pesos é também indicativa disso mesmo, sendo na proporção 48:52. De acordo com a marca de Zuffenhausen, existirá ainda um sistema de quatro rodas direcionais (como no Taycan). E, independentemente da escolha de molas em aço ou da suspensão pneumática, o SUV contará com uma suspensão adaptativa ativa e jantes até 22 polegadas. Ao contrário do Taycan, o Macan EV terá uma transmissão com apenas uma relação, graças aos novos motores elétricos, mais rotativos.

O Macan elétrico permite efetuar carregamentos até 270 kWh, graças a uma arquitetura de 800V. Diz a Porsche que o SUV carregará mais rápido que o Taycan. Assim, será possível encher de 5 a 80% da bateria em 25 minutos, em virtude da utilização de um novo hardware. Este sistema, quer as baterias quer os motores, promete também ser mais eficiente em termos de consumo. O resultado corresponderá a uma autonomia superior à do Taycan, segundo a marca.

O Macan elétrico só deverá chegar ao mercado em 2024.

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