Porsche anuncia série especial 911 Dakar

Porsche 911 Dakar

Modelo com mais 50 mm de altura ao solo tem o mesmo motor do Carrera 4 GTS.

A Porsche revelou no Salão de Los Angeles, nos EUA, o 911 Dakar, uma série especial limitada a 2500 unidades de uma variante “off-road” concebida em jeito de tributo ao modelo que venceu o Paris-Dakar de 1984. Para o efeito, o 911 Dakar vem munido de uma suspensão mais alta, acompanhada de pneus de todo o terreno.

Graças a uma suspensão recalibrada, o Dakar traz mais 50 mm de altura ao solo face ao 911 Carrera S, sendo que é possível acrescentar mais 30 mm, caso seja necessário – colocando-o ao nível de um SUV. A altura ao solo pode ser modificada até aos 169 km/h. Por sua vez, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 241 km/h, sobretudo para manter a integridade dos pneus especial de todo o terreno Pirelli Scorpion (de medida 245/45 R19 à frente e 295/40 R20 atrás). Existe ainda a opção de encaixar pneus diferentes, para neve ou de verão.

O motor é o mesmo 3.0 de seis cilindros boxer biturbo de 480 cv, o mesmo do 911 Carrera 4 GTS – sendo apenas 10 kg mais pesado. A potência é enviada para as quatro rodas através de uma caixa de dupla embraiagem PDK de oito velocidades. Com a ajuda do sistema “launch control” é possível fazer 0-100 km/h em 3,2 segundos. Este 911 Dakar recebe dois modos de condução especiais: Off-Road (que aumenta a altura ao solo automaticamente) e Rallye (concebido para gravilha, que envia mais potência para as rodas traseiras). Entre o equipamento de série consta o Porsche Dynamic Chassis Control e um sistema de quatro rodas direcionais. Os apoios de motor são os mesmos do 911 GT3 e há um sistema especial Rallye Launch Control para otimizar arranques em gravilha, permitindo escorregar até mais 20% do que o normal.

Visualmente, a principal diferença é o spoiler traseiro fixo. Já o capot dianteiro é o mesmo em plástico reforçado a fibra de carbono utilizado no GT3. A isso junta os arcos das rodas mais pronunciados, apontamentos em aço inoxidável e ganchos de reboque em vermelho. É possível encomendar também uma tenda para o tejadilho e um cesto para transporte de mercadoria até 42 kg. Opcionalmente, existe um Rallye Design Package com pintura exterior em dois tons (azul e branco com riscas em vermelho e dourado que replica a do antigo modelo de competição) e um número na porta entre 1 e 999. Quem comprar o Dakar tem direito a um relógio especial Porsche Design Dakar. As primeiras entregas serão na próxima primavera.

Deixe um comentário

*