Aion Hyper GT é o novo campeão da aerodinâmica

Aion Hyper GT

Concorrente do Mercedes-Benz EQS é um liftback elétrico de produção chinesa.

A Aion revelou o novo Hyper GT no Salão de Guangzhou, na China. A principal novidade deste liftback é o facto de anunciar 0,19 de coeficiente aerodinâmico – valor que o torna num recordista, batendo os 0,20 Cx do Mercedes-Benz EQS.

A contribuir para essa prestação estão as formas suaves e arredondadas, os puxadores escamoteáveis das portas, entradas de ar na zona inferior da carroçaria, as jantes de 19 polegadas e o spoiler traseiro que tem 1465 mm de largura e que é acionado a partir dos 80 km/h. Realce também para as portas dianteiras de abertura em tesoura, que abrem num ângulo de 43 graus e providenciam um acesso de 573 mm.

Feito com base na plataforma AEP 3.0, o Hyper GT conta com um motor elétrico traseiro de 340 cv e 430 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 4 segundos. Para já, ainda não foi revelada qual a bateria nem a autonomia. Mais tarde está prevista uma variante de tração integral com dois motores. O liftback possui 39 sensores que permite ter função de condução autónoma, incluindo câmaras stereo, radares, radares ultrassons e três LiDAR. Além do mais, vem equipado com uma tecnologia de carregamentos ultrarrápidos e um sistema que facilita a troca de bateria.

O modelo elétrico, que estará à venda na China no final do próximo ano, será a segunda aposta da Aion (marca da GAC lançada em 2018), depois do Hyper SSR mostrado em setembro. O preço no mercado local começa nos 41 mil euros.

Deixe um comentário

*