Toyota apresenta quatro novos protótipos do GR Yaris

Toyota GR Yaris High Performance Sébastien Ogier e Kalle Rovanpera Edition Concept

Dois deles são de estrada e homenageiam dois pilotos de ralis (Ogier e Rovanpera), outro é um Rally2 de competição e outro uma montra de novos acessórios.

A Toyota decidiu levar este ano quatro protótipos do GR Yaris ao Salão de Tóquio, no Japão. Para começar, mostrou uma dupla alusiva ao sucesso obtido no Campeonato do Mundo de Ralis, que deverá chegar à produção ainda este ano. Um desses protótipos chama-se GR Yaris RZ High-Performance Sébastien Ogier Edition Concept e procura homenagear o vencedor do WRC de 2021. O outro chama-se RZ High-Performance Kalle Rovanpera Edition Concept e faz o mesmo em relação ao vencedor de 2022. Ambos os carros contam com uma pintura exterior exclusiva: o de Ogier um cinzento prateado com pinças de travão em azul, enquanto o de Rovanpera tem o exterior em várias cores e pinças em vermelho. Além disso, os dois possuem asas traseiras alteradas, decorações especiais e logos específicos, além de pespontos no interior. O motor de três cilindros turbo recebe mais binário, que passa a ser de 390 Nm. Os próprios Ogier e Rovanpera foram responsáveis pela afinação da performance dos modelos com o seu nome.

Além destes modelos de estrada, foi exibido um GR Yaris Rally2 Concept, um modelo de competição que segue o regulamento Rally2. Este participará no Campeonato de Ralis do Japão de 2023 e continuará em processo de desenvolvimento na esperança de ser homologado em janeiro do próximo ano.

Por último, encontra-se no stand da Toyota um GR Yaris que serve de montra a um conjunto de acessórios da GR que estarão disponíveis futuramente. Por dentro, realce para um novo volante, um punho para a caixa de velocidades, travão de mão e bancos. Por fora, realce para o capot em plástico reforçado a fibra de carbono e uma entrada de ar NACA. A nível de suspensão, há novos amortecedores de competição e uma barra traseira reforçada a fibra de carbono.

Deixe um comentário

*