Lotus Elan +2 de Colin Chapman vai a leilão

Lotus Elan Colin Chapman

Modelo construído em 1972 tem pouco mais de 11 mil quilómetros no odómetro.

Não é todos os dias que está à disposição um carro que pertenceu ao seu próprio criador. É o caso deste Lotus Elan +2S de setembro de 1972 que esteve na posse do fundador da marca britânica, Colin Chapman.

O +2 não é seguramente o Elan mais conhecido de sempre, pois foi lançado cinco anos depois do original, que data de 1962. Disponível apenas no formato coupé, o +2 é feito a partir do mesmo chassis, tendo a particularidade, tal como o nome indicia, de ter mais dois bancos atrás, devido ao alargamento da distância entre eixos. O motor deste modelo com 907 kg era uma versão “big valve” do conhecido 1.6 twin-cam, capaz de debitar 128 cv.

Este exemplar em particular conta com a carroçaria em fibra de vidro pintada num dourado Tawny complementado por um tejadilho prateado e interior em oatmeal vinyl. Chapman foi o responsável pelos primeiros 10.600 km do carro, antes deste ter sido alocado ao museu da Lotus. Hoje, o clássico regista 11.137 km no odómetro. Atualmente o carro encontra-se em condição de fábrica, contando ainda com os pneus de origem.

Este modelo de colecionador será leiloado a 25 de fevereiro pela Silverstone Auctions que prevê que este possa ser arrematado entre 68 e 80 mil euros.

Deixe um comentário

*