Nissan Juke, Qashqai e X-Trail elétricos chegam a partir de 2025

Render do Nissan Juke elétrico

Trio de SUV promete trazer motores mais potentes e mais eficientes face aos do Ariya.

A Nissan pretende acelerar o processo da eletrificação total da sua gama com a introdução de versões “zero emissões” dos seus SUV Juke, Qashqai e X-Trail (nas imagens, ainda em “renders” digitais). Segundo disse à Autocar o patrão da marca, Guillaume Cartier, este trio contribuirá para que mais de metade das vendas globais da marca seja de modelos 100% elétricos até 2030.

A lançar entre 2025 e 2027, esta nova forma de “e-Power” sucederá ao atual sistema híbrido – que só no Qashqai representaram mais de 100 mil unidades vendidas em 2022 na Europa. O primeiro a avançar deverá ser o Juke elétrico, que será construído juntamente com a versão híbrida. Já os outros modelos “zero emissões” substituirão as atuais gerações dos SUV. Um dos objetivos destas versões elétricas é ajudar a um aumento das vendas sobretudo do X-Trail, que vendeu apenas 2380 unidades no Velho Continente no ano passado (uma quebra de 74%) – menos que elétrico Ariya. Por falar nisso, este trio elétrico evoluirá a partir da mesma plataforma CMF-EV do Ariya, da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, também utilizada no Renault Mégane E-Tech Electric.

As novas propostas contarão com uma nova geração de baterias de iões de lítio, com maior densidade energética e menores custos de desenvolvimento – que possibilitarão maior autonomia e tempos de carregamento mais reduzidos face à que é atualmente utilizada no Ariya. Contudo, só em 2028 serão introduzidas as baterias em estado sólido, com melhorias mais significativas, além de permitirem carregamentos até 400 kW. Os motores também serão uma evolução face aos do Ariya, com mais potência e binário. Além disso, haverá maior eficiência e um sistema de recuperação de energia melhorado.

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