Renovados BMW X5 e X6 M Competition ganham V8 híbrido

BMW X5 M Competition e X6 M Competition

Dupla de SUV desportivos com 625 cv começará a ser produzida em abril.

Poucas semanas depois de revelar o facelift das versões convencionais do X5 e X6, a BMW mostra agora a mesma renovação de gama aplicada às versões de topo M Competition, cuja estreia está agendada para o Amelia Island Concours d’Elegance e produção arrancará em abril. Apesar de continuar a contar com os préstimos de um motor V8 4.4 biturbo, a principal novidade na dupla de SUV é a introdução de um módulo “mild hybrid” de 48V. Este consiste num motor de 12 cv/9 kW e 199 Nm integrado na caixa automática de oito velocidades. Contudo, o sistema continua a debitar uma potência combinada de 625 cv e 750 Nm.

Segundo o fabricante, o módulo híbrido auxilia na aceleração, ao mesmo tempo que permite uma redução nos consumos, apesar de ainda não ter especificado números. O motor V8 recebe também novos componentes, nomeadamente um coletor de escape transversal, cambota reforçada, turbos com válvula controlada eletronicamente, uma conduta de admissão de ar modificada, e uma bomba de óleo nova. De série é incluindo um escape M Sport com conversor catalítico atualizado que permite baixar as emissões de CO2. A dupla X5 M Competition e X6 M Competition anuncia 0-100 km/h em 3,9 segundos, o mesmo que antes. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 249 km/h, sendo que o M Driver’s Package opcional possibilita aumentar esse valor para 285 km/h. A marca bávara modificou ainda a caixa de velocidades, introduzindo passagens mais curtas para as três primeiras relações. A isso adicionou um depósito de óleo em alumínio fundido com aletas de refrigeração e capacidade superior.

Esteticamente, os M Competition contam com os mesmos faróis afilados dos renovados X5 e X6 convencionais. As grelhas são totalmente pretas e há novas cores exteriores em catálogo que incluem o Brooklyn Grey metallic, Isle of Man Green metallic e Frozen Pure Grey metallic. Por dentro, destaque para o BMW Curved Display que comporta o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o ecrã central de 14,9 polegadas. De série, há elementos em fibra de carbono, mas em opção destaque para as aplicações em madeira Fineline Black ou Silver Ash Root Open Pore.

Deixe um comentário

*