VW renova estética e infotainment do ID.3

VW ID.3 facelift

Elétrico de acesso à gama recebe ainda materiais de melhor qualidade.

A Volkswagen lançou o ID.3 há sensivelmente dois anos e meio e traz agora uma renovação deste modelo. A principal novidade no hatchback elétrico, que estará disponível para encomenda ainda este mês e cujas primeiras unidades deverão começar a ser entregues perto do final deste ano, é mesmo a aposta num “upgrade” no interior, com plástico de melhor qualidade nas zonas inferiores do tablier e em materiais mais suaves ao toque na zona superior do tablier nas versões mais equipadas. O forro das portas também foi redesenhado e há também apoios de braços de maiores dimensões. Todo o interior do ID.3 é feito sem recurso a materiais de origem animal, sendo provenientes sobretudo de materiais reciclados, por exemplo, a microfibra Artvelours Eco usado nas portas e bancos (composto por 71% de material reciclado).

No topo da consola central encontra-se agora um ecrã tátil de 12 polegadas, em substituição do visor de 10”. Em opção, é possível ter um atualizado sistema de reconhecimento por voz baseado na cloud, que opera de forma mais rápida, segundo o fabricante. A isso junta um head-up display com realidade aumentada, semelhante ao do ID.4. O renovado sistema de infotainment traz novidades a nível de software, reduzido a complexidade e a disposição dos menus – com especial cuidado para exibir mais informação acerca do processo de carregamento. Existe ainda um painel de instrumentos com 5,3 polegadas, operável através de comandos no volante. O sistema de conectividade Electric Vehicle Route Planner foi atualizado e melhorado, incluindo agora informação relativa ao trânsito e previsões do nível de carga da bateria. Há ainda versões atualizadas do Travel Assist e do Park Assist Plus, que memoriza manobras de estacionamento.

Esteticamente, realce para a frente mais agressiva, com a inclusão de um para-choques renovado com entradas de ar alargadas, nova assinatura luminosa em LED à frente e atrás, novas jantes aerodinamicamente otimizadas, tejadilho em preto com aplicações em cinza mate nas extremidades, além de novas cores exteriores, incluindo o Olivine Green iridescente metalizado que surge nas imagens. Além disso, o capot parece mais comprido devido à remoção da linha preta junto ao para-brisas, o que permite reduzir o efeito de arrasto.

O ID.3 mantem os mesmos motores, tendo uma versão base com motor traseiro de 150 kW/204 cv e 310 Nm, com opções de bateria de 58 e 77 kWh de capacidade. A autonomia mantem-se nos 546 km no ID.3 Pro S e nos 426 km (WLTP) no ID.3 Pro. A VW diz que vai apostar ainda numa bateria mais pequena. Numa tomada rápida, é possível encher de 5 a 80% da bateria maior em 30 minutos a 170 kW. Já a bateria mais pequena atual demora 35 minutos a preencher a mesma capacidade a 120 kW.

Deixe um comentário

*