Kia EV9 é um novo SUV elétrico de sete lugares

Kia EV9

Novo modelo de topo roda a segunda fila em 180 graus.

A Kia revelou o EV9, o seu novo modelo de referência. Trata-se de um SUV de sete lugares 100% elétrico. Além de um visual ousado, colado ao do concept car de 2021, o EV9 tem a particularidade de possuir, em opção, uma segunda fila capaz de rodar no ângulo de 180 graus – permitindo maior interação entre os ocupantes das duas filas posteriores.

Este potencial concorrente de propostas como o Tesla Model X, Mercedes-Benz EQS SUV ou BMW iX, que é uma espécie de versão “zero emissões” do Telluride (modelo comercializado nos EUA), segue na já conhecida orientação estética apelidada de Opposites United, na qual se destaca uma frente “cara de tigre” com faróis dispostos na vertical e luzes diurnas fluídas. A isso junta um capot esculpido, proteções de carroçaria e uma entrada de ar inferior de dimensões generosas. De perfil, este EV9 mistura linhas afiadas com algumas curvas suaves, com realce para os guarda-lamas e arcos das rodas, puxadores escamoteáveis das portas, pilares escurecidos e linha de tejadilho com efeito flutuante. Nota ainda para as jantes de quatro raios de formato aerodinâmico e em dois tons. Na traseira, a atenção concentra-se nos farolins e no spoiler de grandes dimensões, sendo que logo abaixo surge um apontamento em preto a contrastar com a proteção inferior em cinza no para-choques.

O EV9 estará disponível em versões de seis e sete lugares, prometendo uma experiência tipo lounge aos seus ocupantes, devido ao generoso espaço a bordo. Na terceira fila, destaque para os porta-copos e portas USB. À frente está um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã central com o mesmo tamanho, complementado por um visor de 5 polegadas para a instrumentação. Há também a destacar a luz ambiente, consola central específica, num design geral em dois tons. Espera-se que a distância entre eixos seja na ordem dos 200 mm superior à do EV6.

A marca sul-coreana ainda não revelou as caraterísticas técnicas do EV9, mas sabe-se que este modelo evoluirá a partir da mesma base do EV9, a E-GMP. O novo modelo elétrico permitirá uma autonomia até 542 km (WLTP), graças a uma bateria na ordem dos 100 kWh de capacidade. Terá também um sistema de 800V, possibilitando carregamentos ultrarrápidos  a 350 kW, a permitir encher o equivalente a 100 km de autonomia em seis minutos. Está prevista uma versão EV9 GT com mais dos 585 cv do EV6 GT. Será lançado na Europa antes do final do ano.

Deixe um comentário

*