Ford Explorer elétrico é feito com plataforma da VW

Ford Explorer EV

Apesar de construído a pensar no mercado europeu, o SUV tem uma estética tipicamente americana.

A Ford revelou o novo Explorer, que estará disponível para encomenda na Europa ainda este ano. Será possível escolher entre as versões Explorer e Explorer Premium, com a hipótese de optar entre tração traseira e integral. Trata-se de um modelo elétrico pensado e construído na Europa, nada relacionado com o SUV com o mesmo nome disponível nos EUA ou com o Explorar PHEV atualmente disponível nalguns países do Velho Continente.

Este Explorer EV inaugura uma nova era para a Ford, recorrendo para o efeito à plataforma MEB do grupo Volkswagen. Este será o primeiro elétrico de passageiros da marca da Oval Azul a ser construído na Europa, mais concretamente em Colónia (na Alemanha). O SUV de cinco lugares tem 4,50 metros de comprimento – o que faz com que seja ligeiramente mais curto face ao “irmão” VW ID.4. Os preços arrancarão  nos 45 mil euros nalguns mercados, fazendo com que seja mais acessível face ao Mustang Mach-E.

Em termos estéticos, o Explorer vai buscar alguns elementos caraterísticos de modelos americanos, nomeadamente alguma estética mais “radical”, com linhas mais quadradas e imponentes, que o diferenciam de forma significativa do ID.4. Realce para a tradicional grelha com um escudo, faróis interligados com o “lettering” Explorer em grande, proteção inferior da carroçaria, farolins dispostos na vertical idênticos aos do Explorer antigo, vidro traseiro curto e um elemento inferior em forma de U. Destaque ainda para os pilares A e pilares C em preto, que ajudam a criar um efeito flutuante, mas também para as jantes aerodinâmicas com medidas entre 19 e 21 polegadas. Este modelo elétrico estreia as cores de carroçaria Arctic Blue e Vibrant Blue My Mind, a que se juntam as tradicionais Frozen White, Magnetic grey, Agate Black e Lucid Red.

Por dentro, o elétrico traz um ambiente moderno, com um ecrã tátil de 15 polegadas disposto na vertical que permite operar o sistema de infotainment Ford Sync Move, e que pode ser inclinado num ângulo superior a 30 graus. Na sua posição mais baixa, o ecrã pode esconder a zona de arrumação My Private Locker situada na consola central. O painel de instrumentos digital flutuante com ecrã de 5 polegadas exibe dados relativos à condução, estado da bateria e relativos aos sistemas de auxílio à condução. A juntar a isso, debaixo do ecrã central há um “trackpad” de acionamento háptico que permite controlar o sistema de som e as funções relacionadas com o estacionamento. Entre o equipamento de série, realce para o acesso sem chave, duas zonas de climatização, Android Auto e Apple CarPlay wireless, bancos novos com encostos de cabeça integrados, luz ambiente com 10 cores, entre outros. No interior existem 17 litros de espaço para arrumação, incluindo uma MegaConsole na consola central, que tem espaço para dois smartphones ficarem a carregar, porta-copos amovíveis e zona de arrumação inferior, por exemplo. A mala tem 450 litros de capacidade (menos 100 l face ao VW, devido ao vão traseiro mais curto), extensível a 1400 litros com o rebatimento da segunda fila de bancos. O piso da mala pode ser rebaixado ou aumentado em altura.

A Ford ainda não revelou dados acerca do motor deste Explorer elétrico, contudo, espera-se que na sua versão mais potente (provavelmente com sigla ST ou mesmo RS), tenha 340 cv – mais do que qualquer outro modelo de base MEB até agora. Isto permitirá acelerações de 0 a 100 km/h abaixo dos 6 segundos. Na base da gama estarão ainda duas versões de tração traseira: uma com 170 cv e outra com 286 cv. Deverá ser possível optar entre uma bateria de 52 e de 77 kWh, garantindo uma autonomia máxima superior a 500 km – com possibilidade de poder carregar até 170 kW. Oficialmente, a marca avança apenas que será possível carregar de 10 a 80% da bateria em 25 minutos. Alia a isso a capacidade de pré-condicionamento da temperatura da bateria para velocidades de carga otimizadas, programação da carga, assim como programação das viagens via Sync Move.

O crossover vem equipado com 12 sensores ultrassónicos, cinco câmaras e três radares, o que lhe permite varrer num raio de 360 graus em redor do carro. Isto permite que seja o primeiro Ford na Europa equipado com um sistema de mudança automática de faixa, graças a um sistema Lane Centering com Assisted Lane Change. Entre outros ADAS figura o cruise control adaptativo inteligente com função stop & go, assistente pré-colisão, alerta de tráfego cruzado com função de travagem ativa, Active Park Assist 2.0, entre outros.

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