Alpine A290 Beta já tem data de estreia

Alpine A290 Beta

Versão “apimentada” do novo Renault 5 elétrico será o primeiro “hot hatch” da marca francesa.

A Alpine vai revelar a 9 de maio o A290_β (Beta), um protótipo que abrirá caminho para uma versão mais “espigada” do novo Renault 5. Este concept dará origem a um modelo de produção, o primeiro “hot hatch” da Alpine, a lançar em 2025.

No que diz respeito à designação do carro, o “A” refere-se à primeira letra do nome da marca, seguindo-se três números. O primeiro aponta para o tamanho do carro e os outros dois para a tipologia do carro (sendo que o 90 é normalmente associado a modelos multipropósitos tal como este e 100 para os desportivos). Já o “β” (Beta) aponta para o software com o mesmo nome, o que significa que não é um modelo final. Isto significa que deveremos esperar por um A290, cujos detalhes técnicas ainda não são conhecidos.

Este “hot hatch” elétrico evoluirá a partir da plataforma CMF-B EV, que recorre a 70% dos componentes da base utilizada no Clio. A bateria será composta por quatro módulos de grandes dimensões, uma solução que possibilitará retirar 15 kg face à bateria de 12 módulos utilizada no Zoe. Já a suspensão traseira será multibraços.

Deixe um comentário

*