Utilitário elétrico contará com um eixo traseiro multibraços.
Foram revelados alguns dados oficiais relativos ao Renault 5, que será lançado oficialmente no próximo ano. A informação mais relevante é que os custos de produção do modelo “zero emissões” do segmento B serão 30% inferiores comparados com o Zoe, que não terá uma nova geração. Isto permitirá que o 5 tenha um preço final mais baixo que o Zoe – a Automotorundsport fala um valor a arrancar nos 30 mil euros, nos principais mercados europeus.
O novo Renault 5 evoluirá a partir da plataforma CMF-B EV, o que lhe permitirá incorporar até 70% dos componentes de modelos de base CMF-B, como o Clio e o Captur. Mas uma das principais novidades é que o 5 contará com quatro módulos de bateria de grandes dimensões, em vez dos 12 módulos mais pequenos que encontramos no Zoe. Esta solução possibilitou poupar 15 kg. Além disso, a nova bateria promete maior densidade energética e uma rigidez torsional maior, uma vez que a bateria surge integrada na estrutura do carro. O piso mais rígido permite ainda reduzir os níveis de ruído e vibrações.
Confirma-se ainda que o novo Renault 5 EV (na imagem, o protótipo) contará com uma suspensão traseira multibraços. A bateria será colocada no piso do carro, contribuindo para reduzir o centro de gravidade – o que favorece a agilidade. É referido também que o 5 incorporará tecnologia oriunda do Mégane E-Tech Electric. Contará com uma nova arquitetura interna que possibilitará reduzir o tamanho e peso do motor.