Novo Renault 5 é elétrico

Renault 5 Prototype View Gallery 9 photos

Protótipo antecipa um de sete modelos “zero emissões” a lançar até 2025.

A Renault apresentou hoje alguns dos seus planos para o futuro, visando a recuperação financeira. O principal destaque vai, por ventura, para o renascimento do Renault 5, agora totalmente elétrico. Para já, o “supermini” foi mostrado apenas em forma de estudo. Quando chegar à produção o utilitário será um dos 14 novos modelo (sete deles “zero emissões”) a lançar até 2025. Segundo o CEO do grupo francês, Luca de Meo, o R5 desempenhará um papel importante no aumento de 30% das vendas de modelos elétricos da Renault até daqui a quatro anos. Tal como fez com o 500 durante a sua passagem pela Fiat, de Meo promete continuar a apostar em modelos retro. Outra das apostas que estão na calha é a de um novo 4L elétrico.

Com o novo R5, que a marca francesa descreve como um citadino, recupera assim uma designação histórica do antecessor do Clio. O “5” esteve em produção entre 1972 e 1985. O protótipo segue a mesma orientação estética do Renault 5 original, com referências também às versões “SuperCinq” e R5 Turbo. Os faróis angulares e farolins orientados na vertical, por exemplo, foram inspirados no desenho original e o ponto de carregamento situa-se na parte superior do capot. As luzes diurnas localizadas nos para-choques remetem para os faróis opcionais do modelo original e o logótipo R5 é também claramente retro. O tejadilho tem acabamento em tecido e a tampa da mala é plana e inclinada. Já os arcos das rodas traseiras elevados e a lista em vermelho remetem para o R5 Turbo – abrindo a possibilidade de poder vir a existir uma variante desportiva no novo modelo elétrico. O protótipo foi mostrado numa versão de três e outra de cinco portas.

Ainda não se sabe quando é que o novo R5 passará à produção (embora se espere que seja apenas em 2025), nem quais as suas caraterísticas técnicas. É possível que o novo “5” possa vir a substituir o Zoe, que termina nessa altura o seu ciclo de produto.

Deixe um comentário

*