Primeira autoestrada que carrega carros elétricos chega em 2025

Estradas elétricas a partir de 2025

Troço permanentemente eletrificado com quase 2900 km de extensão foi construído na Suécia.

A Suécia vai inaugurar em 2025 a primeira autoestrada permanentemente eletrificada do mundo. O troço capaz de carregar carros elétricos em andamento, a E20, terá perto de 2900 km de extensão e ligará os centros logísticos entre Hallsberg e Örebro, localizados no meio das três maiores cidades do país, Estocolmo, Gotemburgo e Malmö. Esta solução pretende que os carros percorram distâncias maiores entre carregamentos, além de que podem abrir caminho para a utilização de elétricos com baterias até 70% mais pequenas.

Este país nórdico tem sido pioneiro no que diz respeito a projetos-piloto com estradas “eletrificadas”. A primeira tentativa foi em 2016, com um troço de 2 km em Gävle, que utilizava catenárias para permitir o recarregamento de veículos pesados através de pantógrafos – solução semelhante a um comboio elétrico ou a um elétrico. Seguiu-se uma estrada com 1,6 km em Gotland, que foi eletrificada com bobinas de carga colocadas sob o asfalto – no fundo, uma tecnologia de carregamento por indução Qi similar à que é utilizada nos smartphones. Por fim, em 2018, em Trafikverket foi aberta uma zona de 2 km onde camiões elétricos conseguiam carregar através de um braço móvel que captava a energia num carril.

Segundo os investigadores, basta “eletrificar” 25% da rede de autoestradas suecas para que já se possa considerar um investimento bem-sucedido do ponto de vista da eficiência. Ao todo, a Suécia quer criar mais de 3000 km de estradas elétricas até 2045.

Deixe um comentário

*