Ford mostra novo modelo de acesso na Europa

Ford Tourneo Courier

Tourneo Courier é um monovolume que partilha a plataforma com o Puma.

A Ford revelou o novo Tourneo Courier, um monovolume que assume a responsabilidade de ser o acesso à gama no que diz respeito aos modelos de passageiros, após a o desaparecimento do Fiesta – sendo que o Focus terá o mesmo fim em 2025. Ao mesmo tempo, o MPV com visual inspirado nos SUV (sobretudo na variante Active, que acrescenta um tejadilho em tom contrastante, proteções em plástico na zona inferior da carroçaria, barras de tejadilho e bancos em tecido específicos) ocupará o lugar deixado vago pelo Ecosport no final do ano passado, até aqui o SUV mais acessível da Ford.

Com cinco lugares, o novo Tourneo Courier será produzido juntamente com o Puma em Craiova, na Roménia – aliás, os dois modelos partilham a plataforma de tração dianteira B2E, prescindindo da base derivada dos comerciais Transit utilizada na primeira geração. O Tourneo Courier será lançado ainda esta ano com opção de combustão interna, sendo que a motorização elétrica chegará no final de 2024. Esta variante “zero emissões” E-Tourneo Courier, que se distingue pela grelha cromada e barra luminosa, contará com o mesmo sistema anunciado para o Puma elétrico, com 136 cv/100 kW, além de uma bateria de 55 kWh de capacidade a permitir até 370 km de autonomia, possibilitando efetuar carregamentos a 100 kW (passíveis de encher de 10 a 80% da bateria em menos de 35 minutos). É possível conduzir o elétrico com a função “one pedal”, optando pelos modos Normal, Eco e Slippery.

Por dentro, o E-Tourneo Courier tem o mesmo aspeto do E-Transit Courier, com um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil de 12 polegadas a projetar o sistema SYNC 4. Existe ainda integração Android Auto e Apple Carplay, sistema de carregamento do smartphone por indução e atualizações over the air. Atrás, há bancos que rebatem na proporção 60:40 e mais 44% de espaço na bagageira face ao atual Tourneo Courier. Os ocupantes beneficiam de mais espaço em altura e largura, contando ainda com várias zonas de arrumação e uma “frunk” dianteira com 44 litros de capacidade.

A versão a gasolina será 1.0 de três cilindros turbo com 125 cv, o mesmo sistema do Fiesta, com opção de caixa manual de seis velocidades ou automática de sete.

Este Tourneo Courier virá concorrer com propostas como o Citroën Berlingo, Fiat Doblò, Peugeot Rifter ou Opel Combo Life.

Deixe um comentário

*