Recriação do Hyundai Pony Coupé estreará amanhã

Versão restaurada do Hyundai Pony Coupé Concept

Versão restaurada do protótipo de 1974 estreará em Villa d’Este.

A Hyundai reconstruiu o icónico Pony Coupé Concept, que apresentou originalmente no Salão de Turim de 1974. Este novo protótipo será apresentado amanhã, dia 20 de maio, no Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, em Itália. O concept foi reconstruido pelo “pai” do modelo original, Giorgetto Giugiaro.

O processo de restauro incluiu não só a recuperação das linhas direitas e simples do exterior, mas também do interior, cujo aspeto é igualmente minimalista, embora futurista, com mostradores pouco convencionais, bacquets de duas cores, e um volante de um só raio, com uma pega fina. O coupé de tração traseira tinha um motor 1.2 de 81 cv, tendo 4080 mm de comprimento, 1560 mm de largura e 1210 mm de altura.

O Pony foi o primeiro modelo de produção em massa da Hyundai, na condição de construtor independente. Antes disso, a marca asiática tinha feito, com a autorização da Ford, o Cortina. Contudo, em vez de um desportivo de linhas futuristas, estilo “origami”, com tejadilho inclinado e frente em forma de cunha, tal como o protótipo prometia, o modelo materializou-se em 1975 sob a forma de um pequeno “liftback” de quatro portas, alegadamente devido à conjunto económica da época. Ainda assim, o concept foi extremamente influente na linguagem estética da marca sul-coreana, a ponto de ainda recentemente ter sido a fonte de inspiração de novas criações tais como o Ioniq 5 ou, de forma mais evidente, noutro protótipo, o N Vision 74.

Por sua vez, Giugiaro reciclou algumas das ideias do Pony Coupé Concept, aplicando-as no Delorean DMC-12.

Deixe um comentário

*