Aston Martin inaugura nova era com DB12 de 680 cv

Aston Martin DB12

Novo GT de motor V8 é 50 cv mais potente face ao antecessor DB11 AMR de motor V12.

A Aston Martin apresentou o DB12, um grand tourer de nova geração, que traz a jogo não só mais potência, mas também promete melhor dinâmica e conforto. O DB12 traz debaixo do capot uma versão otimizada do motor V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG, que debita mais 30% de potência face à versão mais potente do antecessor, o DB11 AMR de motor V12 5.2 – mais concretamente 50 cv. Aquele que promete ser o DB mais completo de sempre traz como cartão de visita 680 cv às 6000 rpm e 800 Nm disponíveis entre as 2750 e as 6000 rpm. Graças a isso, o novo coupé consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Segundo o fabricante britânico, foram efetuadas mudanças importantes no motor V8, nomeadamente, na árvore de cames, taxa de compressão, turbos maiores e um novo sistema de arrefecimento, com beneficiou de dois radiadores adicionais. Além do mais, o DB12 é o primeiro DB a contar com um diferencial traseiro eletrónico. O motor opera em conjunto com uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF. Para lidar com o novo patamar de potência, a Aston Martin incluiu uma nova suspensão adaptativa e apostou em barras antiaproximação com afinação mais rígida. Existem três modos de condução à disposição: GT, Sport e Sport+. No modo GT, acionado por defeito, tudo está mais voltado para o conforto, sem perder a agilidade.

Esteticamente, o DB12 conta com uma frente dominada por uma grelha gigante, ladeada por novos faróis em LED. Ao centro está um lábio dianteiro com um novo formato. Destaque para as jantes de 21 polegadas com discos de travão de 400 mm à frente e de 360 mm atrás. Os espelhos sem moldura e os puxadores das portas escamoteáveis contribuem para um design mais elegante e para o coeficiente aerodinâmico reduzido.

Por dentro, destaque para a consola central voltada para o condutor, revestimentos em Alcantara e couro, além de um novo sistema de infotainment, desenvolvido pela marca de Gaydon, com ecrã tátil de 10,25 polegadas, compatível com Apple Carplay e Android Auto, com um novo sistema de navegação com conetividade online e mapas 3D, uma aplicação para dispositivos móveis e atualizações over the air.

O DB12 deverá estar à venda a partir do terceiro trimestre deste ano.

Deixe um comentário

*