24 Horas de Le Mans comemoram centenário

Edição de 1970 das 24 Horas de Le Mans

A primeira corrida da agora icónica competição de resistência realizou-se entre 26 e 27 de maio de 1923, com 33 carros em pista.

No dia 26 de maio de 1923 arrancou a primeira edição das 24 Horas de Le Mans, uma competição que comemora 100 anos. Esta corrida anual de resistência é hoje tida como uma das mais míticas do mundo, tendo tido em pista ao longo dos tempos não só alguns carros revolucionários como também foi sujeita a constantes melhorias ao nível da segurança.

Com 33 carros em pista (sendo que 30 deste terminaram a corrida), a primeira edição de Le Mans foi um sucesso instantâneo. André Lagache e René Leonard foram os primeiros vencedores, aos comandos de um Chenard & Walker – numa corrida que tinha como tradição começar com os pilotos a correrem para dentro dos carros. Foi preciso esperar sete anos até assistirmos às primeiras mulheres a disputarem a famosa corrida, no caso Odette Siko e Marguerite Mareuse, que conduziram um Bugatti T40 e terminaram no sétimo posto.

Le Mans teve um hiato de uma década entre 1939 e 1949, devido à 2ª Grande Guerra Mundial. A edição de 1955 fica marcada pelo acidente mortal envolvendo o francês Pierre Levegh e o seu Mercedes que voo para as bancadas ceifando as vidas de mais de 80 espectadores e deixando mais 180 feridos. Este acidente obrigou a organização a rever a segurança da corrida.

Apesar de se disputarem em França, as 24 Horas de Le Mans têm sido dominadas sobretudo pelos alemãs, com a Porsche à cabeça com 19 triunfos, seguida da Audi com 13. Em terceiro fica a Ferrari com 9 vitórias. Contudo, é a Toyota que tem esmagado a concorrência mais recentemente, tendo vencido as 5 últimas corridas. O piloto recordista de vitórias é Tom Kristensen, com 9 triunfos ao todo (entre os quais seis consecutivos entre 2000 e 2005), mais três do que Jacky Ickx.

A corrida deste ano, a 91ª (com 16 participantes na classe de topo hyperclass), arrancará a 11 de junho, no circuito de La Sarthe.

Deixe um comentário

*