EX30 é o novo SUV elétrico de acesso à gama da Volvo

Volvo EX30

Variante de tração integral Twin Motor Performance é o modelo de produção mais rápido de sempre dos 0 aos 100 km/h da marca sueca.

A Volvo apresentou o EX30, o seu SUV mais pequeno de sempre, que é proposto apenas com motorizações elétricas. Este modelo orientado sobretudo para uma utilização urbana, que é mais compacto que a dupla XC40/C40 Recharge, já está disponível em pré-encomenda. O seu preço será aproximado ao de um modelo premium do mesmo tamanho e com motor a combustão. As primeiras entregas estão previstas para o início do próximo ano.

Apontado sobretudo a um público mais jovem, o EX30 tem 4233 mm de comprimento, 1837 mm de largura, 1555 mm de altura e 2650 mm de distância entre eixos. O fabricante sueco aposta num modelo com baixo centro de gravidade e com uma distribuição de pesos equilibrada, que tem um total de 1830 kg. Visualmente, o EX30, um potencial concorrente do Jeep Avenger e do Smart #1, segue muito do que já tinha sido visto no EX90, com destaque para grelha fechada, para uma nova interpretação das luzes Thor’s Hammer, farolins repartidos com um formato similar e até o tablier com um disposição muito aproximada à do SUV elétrico de referência. A principal é o pilar C que dá a ilusão flutuante, para o capot mais inclinado e para os arcos das rodas mais pronunciados. Existem cinco opções de jantes, entre 18 e 20 polegadas, além de uma nova cor exterior Moss Yellow.

Por dentro, o EX30 é minimalista e tecnológico, destacando-se o ecrã de infotainment com 12,3 polegadas disposto na vertical e a barra de som que percorre toda a zona superior do para-brisas. O sistema de infotainment pode ser atualizado “over the air”. Há uma chave digital compatível com várias marcas de smartphone, vários serviços relacionados com o carro (carregamento, localização, abertura das portas e climatização), além de uma nova geração do Park Pilot Assist, que permite estacionar em todo o tipo de lugares, independentemente da posição. Existem quatro interiores à escolha e cinco luzes ambiente.

O EX30 será proposto inicialmente em duas versões: uma de tração traseira, com 272 cv/200 kW e 343 Nm, além de uma bateria LFP “extended-range” com 64 kWh de capacidade, permitindo até 480 km de alcance. Esta motorização será também proposta com uma opção de bateria NMC de 49 kWh, cuja autonomia se estima rondará os 344 km. Existe ainda uma versão Twin Motor Performance que acrescenta um motor dianteiro ao conjunto para um total de 428 cv/315 kW e 543 Nm, que traz uma bateria NMC e alcance prometido até 460 km. Este é o Volvo mais rápido de sempre da história anunciando 0-100 km/h em 3,4 segundos. A bateria LFP pode carregar a 134 kW em corrente contínua e a NMC até 153 kW. Ambas anunciam 10-80% em 26 minutos.

Em 2024 haverá uma versão Cross Country, com maior altura ao solo, jantes de 18 ou 19 polegadas em preto, pneus TT, proteções adicionais da carroçaria e logos específicos.

Deixe um comentário

*